Jogador de Cabo Verde 'ignorou' mensagem, mas acabou convocado após convite pelo Linkedin
Pela primeira vez na história, a equipe africana qualificou-se para uma Copa do Mundo
O zagueiro Roberto Lopes, criado na Irlanda, quase ignorou o convite pelo LinkedIn para jogar por Cabo Verde, que se classificou pela primeira vez para uma Copa do Mundo, destacando-se no torneio de 2026.
A seleção de Cabo Verde, que se classificou de maneira inédita para a Copa do Mundo de 2026, desponta com bastante notoriedade para poder ser uma das xodós do torneio.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O país, que fala a língua portuguesa, e tem times inspirados em equipes brasileiras, possui boas histórias dos atletas que conseguiram um feito tão marcante. Uma delas é a do zagueiro Roberto Lopes, um dos pilares do elenco.
Nascido e criado em Dublin, na Irlanda, o jogador é filho de pai cabo-verdiano. Em 2019, de maneira inusitada, ele recebeu um convite que jamais imaginou: representar a seleção de Cabo Verde. O convite, no entanto, quase foi ignorado para sempre, uma vez que ocorreu por meio da rede social LinkedIn, que ele pouco acessava à época.
Entretanto, o então técnico da equipe, Rui Águas, foi insistente e, nove meses depois, mandou uma nova mensagem, já que a primeira não havia sido respondida, e aí sim obteve êxito.
"Desde pequeno nos ensinam a desconfiar de mensagens estranhas, então achei que fosse um spam. Eu deveria ter usado o Google Tradutor antes. Era algo que sempre quis e no qual adoraria estar envolvido. Tive a sorte de a oportunidade ter aparecido de novo, e, desde então, tem sido uma aventura incrível", declarou o jogador ao site da Fifa.
O pai de Roberto deixou o país africano aos 16 anos para, tempos depois, se estabelecer em Dublin, cidade da mãe do jogador. Com isso, ao aceitar o convite e jogar por Cabo Verde, toda a família se reaproximou da cultura do país. "Depois da convocação, tentei conhecer melhor minhas raízes. Agora não paro mais de falar sobre isso. Foi especial também para o meu pai: ele fica orgulhoso quando as pessoas reconhecem de onde ele vem. Ele adora isso".
Aos 33 anos, Lopes defende o Shamrock Rovers, tradicional clube da primeira divisão da Irlanda, onde conquistou quatro títulos nacionais. Já Cabo Verde foi a 22ª seleção a se qualificar para a Copa do Mundo de 2026, de maneira antecipada, ao lado de outros quatro países africanos: Argélia, Egito, Gana, Marrocos e Tunísia.
A última rodada das Eliminatórias da África termina nesta terça-feira, 14, para definir os quatro melhores segundos colocados a disputarem a Repescagem Continental. O vencedor representará a África na Repescagem Mundial da Fifa.