Pela primeira vez na Copa do Mundo, Cabo Verde tem times inspirados em brasileiros
País africano vai disputar o Mundial pela primeira vez na história
Cabo Verde classificou-se pela primeira vez para a Copa do Mundo, destacando-se pela forte inspiração em clubes brasileiros em nomes e escudos de suas equipes locais.
O futebol de Cabo Verde se apresentou para o planeta ao garantir vaga para a Copa do Mundo pela primeira vez em sua história. A classificação inédita levantou curiosidades sobre o esporte no país formado por 10 ilhas principais. Com o português como idioma principal, os cabo-verdianos têm uma relação de proximidade com o futebol brasileiro que vai além da língua compartilhada.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Entre times profissionais e amadores, a influência de equipes do Brasil não passa despercebida. Ao menos cinco clubes do país-africanos têm escudos inspirados em brasileiros.
Um dos casos mais famosos é o do Sport Clube Corinthians de São Vicente, fundado em 1987. A inspiração para o nome e escudo, é claro, foi o Timão. Diferentemente do sucesso da equipe da zona leste de São Paulo na elite nacional, porém, o irmão cabo-verdiano tem suas atividades concentradas nas categorias de base.
O país africano também conta com o Botafogo Futebol Clube, fundado em 1973 e também tem atividades no esporte olímpico. O nome foi influenciado pelo Botafogo de Futebol e Regatas, do Rio de Janeiro, enquanto o símbolo no Botafogo de Ribeirão Preto.
Na Ilha do Maio, o Cruzeiro Calheta carrega o símbolo e as cores do xará brasileiro. O time foi fundado em 2000, período de um dos grandes momentos da história da Raposa no Brasil.
O Figueirense de Cabo Verde carrega com orgulho sua história. “Clube inspirado no Figueirense do Brasil”, diz o perfil do time no Instagram.
Além da inspiração no Brasil, algumas equipes cabo-verdianos possuem escudos semelhantes com times de Portugal. O Sport Sal Rei Club e o Paulense, por exemplo, utilizam escudo semelhante ao do Benfica.
Fundado ainda no período de colonização portuguesa, o Boavista FC Praia tem escudo, nome e uniforme inspirados na equipe homônima de Portugal.