Mbappé fica de fora da convocação da seleção francesa e Deschamps defende: "é melhor assim"
O treinador disse que a decisão não tem relação com assuntos extracampo
Kylian Mbappé ficou de fora da convocação para a Seleção da França para a última Data-Fifa de 2024. Ele já havia ficado fora da última chamada e dessa vez perderá os confrontos contra Israel e Itália, válidos pelas últimas duas rodadas da fase de grupos da Liga das Nações.
Na convocação para a penúltima Data-Fifa do ano, Didier Deschamps havia explicado que decidiu poupar o camisa 10 para ele descansar. Na ocasião, o craque francês estava retornando após ter tido uma lesão no bíceps femoral da perna esquerda. Além disso, durante a pausa, o nome do atacante esteve envolvido em suposto caso de estupro, que ocorreu durante a viagem do jogador a Estocolmo.
Ao falar sobre o assunto, o treinador dos azuis afirmou que conversou com o jogador sobre a sua não convocação para os últimos compromissos deste ano e que sua decisão não tem relação com assuntos extracampo e que foi melhor desta maneira.
- Tive várias conversas com ele (Mbappé), pensei sobre isso e tomei essa decisão sobre esses encontros. Acho que é melhor assim. Não vou discutir, mas posso dizer duas coisas: Kylian queria vir e não está ligado a problemas extra-esportivos, a partir do momento em que existe a presunção de inocência. É uma escolha pontual para este encontro com os dois jogos - explicou Deschamps.
Mbappé não foi a única ausência importante da convocação. Tchouaméni, também do Real Madrid, não foi convocado por lesão no tornozelo e Youssouf Fofana, do Milan, também ficou de fora. Os veteranos Kanté, do Al-Ittihad, e Rabiot, do Olympique de Marselha, voltaram a ser selecionados. Fora isso, a grande novidade está no gol, com a primeira convocação de Lucas Chevalier, destaque do Lille, para a vaga de Alphonse Areola, do West Ham, que ficou de fora.
Confira a convocação completa da França abaixo:
- Goleiros: Lucas Chevalier (Lille), Mike Maignan (Milan) e Brice Samba (Lens)
- Defensores: Jonathan Clauss (Nice), Lucas Digne (Aston Villa), Wesley Fofana (Chelsea), Théo Hernandez (Milan), Ibrahima Konate (Liverpool), Jules Kounde (Barcelona), William Saliba (Arsenal) e Dayot Upamecano (Bayern de Munique).
- Meio-campistas: Eduardo Camavinga (Real Madrid), Matteo Guendouzi (Lazio), N'Golo Kante (Al-Ittihad), Manu Kone (Roma), Adrien Rabiot (Olympique de Marseille) e Warren Zaire-Emery (PSG)
- Atacantes: Bradley Barcola (PSG), Ousmane Dembélé (PSG), Randal Kolo Muani (PSG), Christopher Nkunku (Chelsea), Michael Olise (Bayern de Munique) e Marcus Thuram (Inter de MIlão).
Vice-líder do Grupo 2, com nove pontos, um a menos que a líder Itália, a França irá receber Israel na quinta-feira (14), no Stade de France, às 16h45 (horário de Brasília), no Stade de France. Três dias depois, no domingo, fará um confronto direto com a Itália, no San Siro, em Milão.