Manchester United avança em projeto de novo estádio para 100 mil torcedores
Clube firma parceria com autoridades locais e estuda impacto da nova arena no desenvolvimento da região de Trafford
O Manchester United deu mais um importante passo rumo à construção de um novo estádio com capacidade para 100 mil torcedores. Isto porque o clube firmou parceria com o Conselho de Trafford e a Autoridade Combinada de Grande Manchester para conduzir um estudo sobre o impacto do estádio no desenvolvimento da área de Trafford Wharfside.
A ideia é que o novo estádio se alinhe ao plano de crescimento da região metropolitana de Manchester. Dessa maneira, o prefeito, Andy Burnham, destacou a importância do futebol na estratégia de desenvolvimento da cidade.
"A Grande Manchester quer ser a maior região futebolística do mundo. Poucos lugares podem competir com a herança e o impacto global de nossos clubes. O futuro de Old Trafford é parte dessa história, e temos a chance de escrevê-la da maneira certa", afirmou Burnham.
Além disso, o Manchester United já vinha avaliando a possibilidade de um novo estádio há alguns anos. As opções são uma grande reforma no Old Trafford, inaugurado em 1910, ou a construção de um estádio novo, mantendo o antigo para jogos das categorias de base e futebol feminino.
Construção de nova arena é prioridade para sócio majoritário do Manchester United
Ao mesmo tempo, com a chegada de Sir Jim Ratcliffe, que adquiriu 25% do clube no ano passado, o projeto ganhou força. Isto porque o bilionário vê a construção de uma nova arena como prioridade e quer uma decisão até o final deste ano. Ele é a favor de um estádio construído do zero.
Assim, a previsão é que o novo estádio esteja pronto até 2030. O projeto, que pode custar até 2 bilhões de libras (R$ 14,5 bilhões), pode contar com financiamento público, dado o impacto positivo que traria para o norte da Inglaterra. Além disso, a imprensa local já apelidou a futura casa do United de "Wembley do Norte".
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.