Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Manchester City vence Inter de Milão e fatura Champions pela primeira vez

10 jun 2023 - 18h04
(atualizado às 20h16)
Compartilhar
Exibir comentários

Pela primeira vez na história, a Europa se rende ao Manchester City, que tinha até então legítima obsessão pela Champions. Na final deste sábado (10/6), na Turquia, a emoção ficou para o segundo tempo. O volante Rodri anotou o gol do título em chute colocado, aos 22 minutos. O goleiro brasileiro Ederson, aliás, também brilhou na final disputada no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul.

Desse modo, os Citizens encerram a temporada com uma inédita tríplice coroa em sua história. Afinal, já haviam vencido a Premier League e a Copa da Inglaterra. Os italianos buscavam o quarto caneco da competição.

Haaland e Calhanoglu travam duelo na primeira etapa –
Haaland e Calhanoglu travam duelo na primeira etapa –
Foto: Michael Steele/Getty Images / Jogada10

Guardiola, gênio; Haaland, artilheiro

Este foi o terceiro título do técnico Pep Guardiola, que se junta, portanto, ao português José Mourinho e ao italiano Carlo Ancelotti como tricampeões da Champions. Mesmo passando em branco na decisão, Haaland terminou como o grande artilheiro do torneio, com 12 gols.

Primeiro tempo, defesa supera ataque

Quem aguardava um exibição de gala do Manchester City ou pelo menos alguma vantagem no placar na primeira etapa, viu algo bem diferente. Isso porque a Internazionale deu uma verdadeira aula de como se defender. Tirou os espaços e incomodou os ingleses, que, por sua vez, pecaram pela falta de agressividade. Haaland, na melhor chance da parcial, aos 26 minutos, parou em boa defesa do goleiro Onana.

A saída de De Bruyne, por lesão, aos 35, também aumentou o desafio dos citizens. Minutos antes, ele sentiu a parte posterior da coxa direita após puxar a bola da ponta esquerda para o meio e tentar o chute colocado. Foden o substituiu, e o time pressionou a saída dos italianos. Mas sem sucesso. De um lado, a longa posse de bola; do outro, correria na marcação.

Guardiola cumprimenta De Bruyne ao ser substituído por lesão –
Guardiola cumprimenta De Bruyne ao ser substituído por lesão –
Foto: Catherine Ivill/Getty Images / Jogada10

Segundo tempo, emoção de sobra e gol do título

Reserva na Inter, mas com potencial para decidir o jogo, Lukaku foi a escolha do técnico Inzaghi nos primeiros minutos da etapa final. Mas quem balançou a rede foi o City, que até então continuava com grandes dificuldades para infiltrar na área italiana. Assim, aos 22, Akanji encontrou passe espetacular para Bernardo Silva que, dentro da área, tocou para Rodri finalizar com categoria no canto direito.

Rodri celebra o gol que garantiu o caneco da Champions para o City –
Rodri celebra o gol que garantiu o caneco da Champions para o City –
Foto: Catherine Ivill/Getty Images / Jogada10

A Inter mostrou poder de reação e quase empatou em duas oportunidades. Depois de bola alçada na área, Dimarco tentou duas vezes, de cabeça - a primeira carimbou o travessão, enquanto a segunda bateu em Lukaku. Pouco depois, Lukaku obrigou Ederson a grande defesa. Foden quase matou a partida após bela jogada individual. Na reta final, após cruzamento na área, Gosens desviou de cabeça, assim como Lukaku, mas Ederson voltou a brilhar, desta vez salvando com o joelho esquerdo. Foi a última chance dos italianos, que viram o City fazer a festa em Istambul.

MANCHESTER CITY 1X0 INTER DE MILÃO

Final da Liga dos Campeões da Europa-2023

Data: 10/6/2023

Local: Estádio Olímpico Atatürk, Istambul (TUR)

CITY: Ederson; Akanji, Rúben Dias e Aké; Stones (Walker, 36′/2ºT), Rodri, Bernardo Silva, De Bruyne (Foden, 35′/1ºT), Gündogan e Grealish; Haaland. Técnico: Pep Guardiola

INTER: Onana; Darmian (D'Ambrosio, 38′/2ºT), Acerbi e Bastoni (Gosens, 30′/2ºT); Dumfries (Bellanova, 30′/2ºT), Brozovic, Barella, Calhanoglu (Mkhitaryan, 38′/2ºT) e Dimarco; Lautaro Martínez e Dzeko (Lukaku, 11′/2ºT). Técnico: Simone Inzaghi

Gol: Rodri, 22′ /2ºT (1-0)

Árbitro: Szymon Marciniak (POL)

Auxiliares: Pawel Sokolnicki e Tomasz Listkiewicz (POL)

VAR: Tomasz Kwiatkowski (POL)

Cartões amarelos: Haaland (MCI); Barella, Brozovic, Lukaku e Onana (INT)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

Jogada10
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade