Dupla comanda virada, Napoli faz 3 no Chelsea e encaminha vaga
De volta a uma edição de Liga dos Campeões da Europa após 21 anos e responsável por deixar o rico Manchester City de fora da fase de oitavas de final, o Napoli contou com o Estádio San Paolo lotado para tentar despachar outro inglês do torneio. E graças aos gols da dupla sul-americana formada por Lavezzi e Cavani, a equipe italiana conseguiu importante resultado ao vencer o Chelsea por 3 a 1, nesta terça-feira, em Nápoles, na Itália.
Com o resultado, o Napoli vai a Londres com a vantagem de poder perder por até 1 a 0, no duelo de volta marcado para 14 de março, no Stamford Bridge. Vitória por 2 a 0 dá vaga ao Chelsea, enquanto a repetição do resultado leva a decisão à prorrogação. Diferença de dois gols com o placar a partir de 4 a 2 garante vaga aos italianos pelo critério de gols fora.
Com a eliminação de United e City ainda na primeira fase, e a goleada do Milan sobre o Arsenal na primeira partida das oitavas, realizada na última semana, a Inglaterra pode não ter representantes nas quartas, caso os times de Londres não consigam reveter a desvantagem. Em crise, a equipe do ameaçado técnico português André Villas-Boas não vence há cinco jogos.
O jogo
Aproveitando o fator casa, o Napoli pressionou o Chelsea nos primeiros minutos, sempre comandados pela dupla ofensiva formada pelo argentino e o uruguaio. Logo aos 9min, o goleiro Petr Cech teve trabalho ao salvar, com o pé, forte arremate rasteiro de Cavani. Aos 18, Lavezzi deu bola na medida para o lateral Maggio, que parou no arqueiro checo.
Entretanto, quando o gol da equipe da casa parecia mais maduro, o Chelsea chegou ao tento graças à bobeira da defesa rival, aos 27min. Drogba iniciou a jogada e abriu na direita. Lá, a bola foi cruzada à meia altura por Sturridge. Mas Paolo Cannavaro se atrapalhou, "espanou" o chute e deixou ela limpa para o espanhol Juan Mata, que só deslocou o goleiro De Sanctis para abrir o placar.
O gol deu moral aos visitantes, que perderiam chance com o brasileiro David Luiz sete minutos após a vantagem inicial, após cobrança de escanteio e falha do goleiro. Contudo, a dupla letal do Napoli entrou em ação. Aos 37min, Cavani começou a trama pela esquerda e deu nos pés de Lavezzi, que limpou a marcação de Raul Meirelles e bateu colocado, fora do alcance de Cech: 1 a 1 e festa em Nápoles.
E pouco antes do intervalo, foi a vez do centroavante uruguaio virar a partida, em jogada muito explorada pelos italianos: a bola alçada no meio da reforçada zaga do Chelsea (que tinha Ivanovic como lateral e David Luiz e Gary Cahill no miolo). Foi dessa forma que Cannavaro se redimiu do erro do tento inicial e cruzou. A bola atravessou toda a extensão da área até chegar a Cavani que, de ombro, apenas desviou para as redes.
Um pouco melhor no início da segunda etapa, o Chelsea voltaria a ser castigado pelos sul-americanos aos 19min: em falha da defesa londrina, Cavani ganhou na corrida de David Luiz e rolou, com carinho, para Lavezzi tocar para a meta, já sem Cech: 3 a 1.
Já com o Chelsea apático, o Napoli ainda perdeu chance incrível de ampliar, quando Hamsik teve bola tirada em cima da linha pelo lateral Ashley Cole, aos 34min. Mas a festa já estava armada em Nápoles, animada graças a uma dupla sul-americana, assim como há 21 anos, quando o brasileiro Careca e o argentino Maradona eram os "reis da cidade".