Barça tira invencibilidade do Milan e avança em primeiro
O Barcelona garantiu nesta quarta-feira a primeira colocação do Grupo H da Liga dos Campeões da Europa. No duelo com o também já classificado Milan, na Itália, a equipe espanhola fez um grande jogo e conseguiu a vitória por 3 a 2, assegurando matematicamente a liderança da chave mesmo com uma rodada de antecedência e tirando a invencibilidade do rival.
Em um confronto bastante agitado, o Barça contou com gols de Mark van Bommel (contra), Lionel Messi (de pênalti) e Xavi para assegurar o resultado. Já o Milan, que somava duas vitórias e dois empates na fase de grupos, chegou a igualar o marcador duas vezes, com Zlatan Ibrahimovic e Kevin Boateng, mas não teve forças para derrotar o rival azul-grená, atual campeão europeu.
Com a quarta vitória em cinco jogos na fase de grupos da Liga dos Campeões, o Barcelona disparou no topo da tabela com 13 pontos, enquanto o Milan, garantido na vice-liderança, seguiu com oito. O terceiro colocado do Grupo H é o Viktoria Plzen, que chegou aos quatro pontos graças à vitória desta quarta por 1 a 0 sobre o agora lanterna Bate Borisov, com somente dois.
A equipe catalã comandada por Josep Guardiola, aliás, não se inibiu na casa do Milan e foi para cima da equipe rubro-negra desde os primeiros minutos no San Siro, mas sem conseguir levar perigo efetivo ao gol de Christian Abbiati. Entretanto, em uma jogada envolvente pela esquerda aos 13min, Messi lançou Seydou Keita, que cruzou baixo na pequena área buscando Xavi. O volante holandês Van Bommel tentou fazer o corte, mas acabou colocando contra a própria meta.
O gol dos catalães não desanimou o Milan, que teve uma ótima chance cinco minutos depois: Boateng cruzou da direita para Robinho, livre na pequena área, errar feio e mandar sobre o gol de Victor Valdés. Chance similar teve Ibrahimovic um minuto depois, mas não perdoou o ex-clube: ele tocou na saída do goleiro do Barcelona e deixou tudo igual.
A partida seguiu bastante equilibrada, até um lance polêmico desempatar a partida em Milão: Xavi se chocou com Alberto Aquilani dentro da área e o árbitro assinalou pênalti para os visitantes aos 28min. Messi resolveu inovar e cobrou com paradinha, mas teve o gol invalidado, recebeu o cartão amarelo e precisou bater novamente para vencer Abbiati e deixar o placar em 2 a 1 para o Barcelona.
Após ir para o intervalo em desvantagem no placar no San Siro, o Milan voltou melhor para o segundo tempo e arrancou o segundo empate na partida aos 8min, em uma linda jogada de Boateng. Depois de rebatida na área, o meia ganês se esticou para fazer um belo domínio, deu um drible desconcertante em Abidal e chutou firme e rasteiro para superar Valdés e impor o 2 a 2.
Menos de dez minutos depois, aos 17min, o Barça anotou o quinto gol do jogo e definiu o marcador em Milão. Da intermediária, Messi lançou dentro da área para Xavi, que saiu na cara de Abbiati e finalizou de direita, cruzado, garantindo o triunfo dos visitantes e a liderança isolada da chave.
O Grupo H da Liga dos Campões será encerrado em duas semanas, no dia 6 de dezembro, com a sexta rodada. Às 17h45 (de Brasília), o Barcelona recebe o Bate Borisov no Camp Nou, enquanto o Milan, no mesmo horário, encara o Viktoria Plzen na cidade de Praga, na República Checa.