PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Tragédia de Hillsborough: Justiça descarta mortes acidentais

26 abr 2016 - 09h26
(atualizado às 10h47)
Compartilhar
Exibir comentários

Em 1989, uma tragédia que ficou marcada na história do futebol inglês deixou 96 torcedores do Liverpool mortos em confronto contra o Nottingham Forest, pela Copa da Inglaterra, no estádio de Hillsborough. Mas foi só nesta terça-feira, em 2016, que um importante ponto do episódio foi esclarecido: para a Justiça, as vítimas não tiveram culpa na fatalidade.

Após investigação que durou dois anos, o júri constatou que o esmagamento dos torcedores devido a uma superlotação nas arquibancadas do estádio não pode ter a responsabilidade atribuída as vítimas, deixando a hipótese de negligência policial em aberto.

A decisão da Corte Inglesa satisfaz finalmente o desejo das famílias que perderam seus parentes na tragédia, e desde então lutavam para comprovar que eles eram inocentes, ao contrário do que a imprensa e as autoridades acreditavam na época.

Não houve um julgamento contra ninguém na intenção de punir os responsáveis, com a decisão tomada pelo júri tendo a intenção apenas de esclarecer uma história que, até então, não tinha sido contada com a devida clareza. Se a negligência policial for confirmada como causa das mortes, um processo contra os culpados ainda pode ser aberto.

Foto: Getty Images
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade