Campeão mundial pelo São Paulo, Edcarlos é jogador do Seongnam Ilhwa Chunma
Foto: Divulgação
A tensão na península coreana está em nível que não é visto há décadas. O líder supremo da Coreia do Norte, Kim Jong-un, declarou "estado de guerra" contra o Sul, cortou canais de comunicação e dá indicações de que poderia realizar um ataque contra alvos do vizinho ou dos Estados Unidos. Enquanto isso, brasileiros seguem suas rotinas na Coreia do Sul, casos dos jogadores Edcarlos e Rodrigo Pimpão.
Em entrevista ao Terra, os atletas relataram que apesar do clima no país ser de calmaria e dos sul-coreanos manterem suas rotinas, a ameaça de um conflito armado causa tensão entre os estrangeiros na nação asiática. Assim irá perdurar enquanto as ameaças do Norte prosseguirem.
Rodrigo Pimpão, ex-Vasco e Paraná, atua pelo Suwon Samsung Bluewings
Foto: Reprodução
"A princípio, o pessoal está muito tranquilo. Converso muito com os coreanos e eles falam que é tranquilo, se apegam muito nesse aspecto que os Estados Unidos estão do nosso lado e que há muitos anos (os norte-coreanos) falam isso. Mas eu, minha mulher e os estrangeiros daqui ficamos meio apreensivos, é uma coisa nova na nossa vida", contou o zagueiro Edcarlos, jogador revelado pelo São Paulo.
O defensor deixou o Sport em 2012 e aguarda para fazer sua estreia pelo Seongnam Ilhwa Chunma, após lidar com problemas físicos e de documentação. A situação a enfrentar agora é a expectativa de uma guerra, mas o jogador tem seus ânimos tranquilizados pelos companheiros de equipe. "Eles até riem quando eu comento. Vejo as notícias nos sites brasileiros e já vou louco lá perguntar para eles, e eles riem da minha cara, falam 'fica tranquilo'", disse Edcarlos.
"WAYNE ROONEY" DO NORTE NA COREIA DO SUL
Nascido em Nagoya, no Japão, Jong Tae-Se se naturalizou norte-coreano e defendeu sua nação na Copa do Mundo de 2010. O atleta chegou até mesmo a enfrentar o Brasil na primeira fase, partida que terminou 2 a 1 para o time sul-americano, e ganhou destaque pela emoção que demonstrou ao cantar o hino.
Comparado ao inglês Wayne Rooney, atualmente joga no Suwon Samsung Bluewings com Rodrigo Pimpão.
Segundo o atacante, o convívio entre Jong Tae-Se e seus colegas sul-coreanos é completamente ameno, e nem mesmo a perspectiva de uma guerra mudou isso. "Ele é considerado um ídolo aqui, um cara muito gente boa e tranquilo. Na pré-temporada concentramos juntos e conversávamos bastante", explicou. (Foto: AFP)
Para Rodrigo Pimpão, a situação é parecida. O atacante, ex-Vasco, é atleta do Suwon Samsung Bluewings e também lida com a preocupação, apesar da calmaria dos colegas. "Eles nem comentam muito sobre o assunto, parecem estar acostumados com as ameaças. Todo dia pergunto para meus intérpretes o que pode acontecer e eles dizem que a Coreia do Norte sempre ameaça, sendo assim pode ou não acontecer alguma coisa. Com isso, fica essa incógnita do que fazer", explicou o jogador.
Tanto Edcarlos quanto Pimpão moram em cidades próximas à capital Seul e à fronteira com a Coreia do Norte (Seongnam e Suwon, respectivamente), fato que aumenta a preocupação dos brasileiros. "Isso assusta sim um pouco, pelo fato de estarmos próximos (50 minutos) da capital. A princípio não penso em voltar para o Brasil, só se as coisas começarem a piorar e o consulado pedir nossa saída do país", comentou o atacante.
Enquanto ataques do Norte seguem somente como ameaças, os jogadores têm no consulado brasileiro um canal de comunicação para obter procedimentos se a crise se agravar. "Caso a situação piore, tive a informação que eles entrarão em contato comigo para devidos protocolos e informações sobre o que deverá ser feito", afirmou Pimpão.
"Ainda não recebi nenhuma recomendação especial, mas já ando olhando passagem para o Brasil, olhando os acontecimentos aqui. Mas se chegar ao ponto de falar pra procurar esconderijo, eu pego minhas coisas e volto pro Brasil na mesma hora (risos)", disse Edcarlos. "Até cheguei ao local em que a presidente (Park Geun-hye) mora. Vi muitos policiais na rua e já fiquei assustado. Perguntei o que era, mas é porque a presidente mora perto e as ruas são vigiadas normalmente", contou.
Coreia do Norte se diz preparada para atacar a Coreia do Sul a qualquer momento
Foto: Reuters
Adaptação à Coreia do Sul
Viver o clima de uma possível guerra é um elemento a mais na adaptação a um país diferente. Tanto Rodrigo Pimpão como Edcarlos contaram detalhes sobre como foi o ajuste à Coreia do Sul, nação com costumes, idioma e culinária bem distintos em relação ao Brasil.
Edcarlos aguarda sua estreia no futebol sul-coreano enquanto o país é ameaçado pelo vizinho do norte
Foto: Divulgação
"A adaptação não esta sendo muito fácil, cada dia aprendo uma coisa nova, é uma lição dia após dia. Com minha esposa e meu filho de três meses aqui comigo, agora eu fico mais tranquilo. Estou aqui fazem quatro meses, não sei falar muita coisa ainda, mas consigo me virar. Sempre dou um jeito, com gestos ou falando inglês. Em ultimo caso ligo para o intérprete", explicou Pimpão.
"Linguagem é complicado, mas com o recurso da internet e aplicativo de tradutor não passa muito apuro não. Com relação à comida, a gente consegue encontrar bastante coisa, tem bastante americanos também, estrangeiros, minha filha já no colégio. A vida aqui é maravilhosa para viver, com exceção dessa ameaça de guerra", disse Edcarlos.
O futebol é outra barreira na adaptação à Coreia do Sul. Com um jogo mais veloz e dinâmico em relação ao Brasil, os jogadores precisam se esforçar para se adequarem aos colegas de time. "No começo tive bastante dificuldade com o estilo deles, mas aos poucos fui adaptando e pegando o jeito. O jogo aqui é muito dinâmico, rápido e sendo assim facilita para mim. Mas continuo aprendendo coisas novas. Esta sendo muito bom para minha vida profissional e pessoal essa nova experiência", destacou o atacante.
"Ainda não estreei, tive uma lesãozinha, tive problema de documentação, agora estou 100%, preparado pra estrear. Acho que no próximo domingo já devo estrear. O futebol aqui está bem evoluído", afirmou Edcarlos.
27 de março - Em momento de tensão, Coreia do Sul realiza exercício militar preventivo para possíveis ataques do Norte
Foto: AP
27 de março - Constantes ameaças da Coreia do Norte, que recentemente realizou um teste nuclear, deixam os vizinhos do Sul em alerta
Foto: AP
27 de março - Exército sul-coreano simula situações de guerra na cidade de Pocheon
Foto: AP
27 de março - Tanques sul-coreanos participam de exercício militar em campo de treinamento nas montanhas de Pocheon
Foto: AP
27 de março - Soldados sul-coreanos patrulham cerca em vilarejo fronteiriço de Panmunjom
Foto: AP
27 de março - Tanque K1 sul-coreano dispara durante exercício militar
Foto: AP
27 de março - Com o aumento da retórica belicista entre o Sul e o Norte, os dois lados também intensificaram os exercícios militares
Foto: Reuters
28 de março - Segundo os EUA, os bombardeiros B-2 Spirit devem participar de um treinamento
Foto: AP
28 de março - Bombardeiros estratégicos B-2 da Força Aérea americana deixam uma base militar nos EUA em direção à Coreia do Sul
Foto: AP
28 de março - Os bombardeiros B-2 são capazes de transportar asrmas nucleares
Foto: AP
1º de abril - Bombas de fumaça explodem próximo a tanque sul-coreano durante exercício militar nas proximidades da zona desmilitarizada de fronteira em Hwacheon
Foto: AP
1º de abril - Tanques sul-coreanos participam de exercício militar nas proximidades da zona desmilitarizada de Hwacheon
Foto: AP
1º de abril - Tanques sul-coreanos participam de exercício militar nas proximidades da zona desmilitarizada de Hwacheon
Foto: AP
1º de abril - Tanques sul-coreanos participam de exercício militar nas proximidades da zona desmilitarizada de Hwacheon
Foto: AP
1º de abril - Tanques sul-coreanos participam de exercício militar nas proximidades da zona desmilitarizada de Hwacheon
Foto: AP
1º de abril - Tanques sul-coreanos participam de exercício militar nas proximidades da zona desmilitarizada de Hwacheon
Foto: AP
1º de abril - Tanques sul-coreanos participam de exercício militar nas proximidades da zona desmilitarizada de Hwacheon
Foto: AP
1º de abril - Fuzileiros navais sul-coreanos preparam tendas durante o exercício militar
Foto: AP
1º de abril - Tanques sul-coreanos atravessam ponte militar montada na região de Hwacheon
Foto: AFP
1º de abril - Tanque sul-coreano K-1 se movimenta na região de Hwacheon
Foto: AFP
1º de abril - Helicópteros acompanharam a movimentação dos tanques
Foto: AFP
2 de abril - Tanques K-55 se posicionam nos arredores da cidade de Paju, na Coreia do Sul
Foto: AFP
2 de abril - Soldados sul-coreanos recebem instruções na cidade fronteiriça de Paju
Foto: AFP
2 de abril - Caça americano F-16 decola da base aérea em Pyeongtaek, na Coreia do Sul
Foto: AFP
3 de abril - A Coreia do Norte impediu na manhã desta quarta-feira que trabalhadores sul-coreanos entrassem no complexo industrial de Kaesong, anunciou o governo em Seul
Foto: AP
3 de abril - A passagem de fronteira para Kaesong funcionou normalmente nas últimas semanas, mesmo diante da crescente tensão entre Norte e Sul
Foto: AP
3 de abril - Caminhões sul-coreanos fazem caminho de volta depois de terem a entrada recusada na Coreia do Norte
Foto: AP
3 de abril - Caça F-22 Raptor da Força Aérea americana decola na base aérea americana de Osan para exercício militar, em Pyeongtaek
Foto: AP
3 de abril - Os caças americanos estão participando de um exercício militar conjunto com a Coreia do Sul
Foto: AP
3 de abril - F-16 da Força Aérea americana se prepara para pousar na base aérea de Osan
Foto: AP
3 de abril - Caças americanos F-22 se preparam para decolar na base aérea de Osan
Foto: Reuters
3 de abril - Veículo aéreo de reconhecimento U-2 retorna à base de Osan após participar de exercício militar
Foto: Reuters
3 de abril - Fuzileiros navais sul-coreanos trabalham junto a tanques K-55 durante exercício no vilarejo de Panmunjon
Foto: AP
3 de abril - Trabalhador sul-coreano conversa com jornalistas após retornar do complexo industraial binacional de Kaesong, na Coreia do Norte. As autoridades norte-coreanas impediram a entrada de trabalhadores do Sul no complexo mantido pelos dois países nesta quarta-feira
Foto: AP
3 de abril - Ativistas anti-guerra exibem cartazes durante protesto nas proximidades da embaixada americana em Seul contra os exercícios militares realizados por Coreia do Sul e Estados Unidos
Foto: AP
4 de abril - Soldados do 23º batalhão químico das Forças Armadas dos Estados Unidos participam de demonstração de seus equipamentos durante cerimônia que marca o retorno oficial do batalhão para a 2ª Divisão de Infantaria baseada na Coreia do Sul. O 23º batalhão deixou o país asiático em 2004, mas retornou neste ano com cerca de 250 soldados para dar suporte nuclear, biológico e químico ao Exército sul-coreano e às tropas americanas estacionadas no país
Foto: AP
4 de abril - Os soldados do 23º batalhão químico participam de demonstração de seus equipamentos
Foto: Reuters
4 de abril - O 23º batalhão deixou o país asiático em 2004, mas retornou neste ano com cerca de 250 soldados para dar suporte ao Exército sul-coreano e às tropas americanas estacionadas no país
Foto: Reuters
4 de abril - Soldados interagem durante demonstração de equipamentos químicos
Foto: Reuters
4 de abril - Soldados cobrem caminhão militar com rede durante exercício militar em Paju
Foto: AFP
4 de abril - Soldados norte-coreano é fotografado observando o lado sul-coreano com binóculo na fronteira entre os dois países, no vilarejo de Panmunjon
Foto: AP
4 de abril - Tanques sul-coreanos se movem para conduzir treinamento militar nas proximidades da zona deslimitarizada na fronteira entre as duas Coreias, em Paju
Foto: Reuters
4 de abril - Soldados sul-coreanos mantêm guarda e observação do lado norte-coreano da fronteira, no vilareijo de Panmunjon
Foto: Reuters
4 de abril - Trabalhadores sul-coreanos trocam a placa de seus veículos ao cruzarem a fronteira no retorno do complexo industrial binacional de Kaesong
Foto: Reuters
5 de abril - Cerca de mil reservistas sul-coreanos participaram de um treinamento para o Dia da Fundação da Coreia do Sul, em Seul
Foto: AP
5 de abril - Mulheres reservistas participam da cerimônia em Seul
Foto: AP
5 de abril - Reservistas do Exército sul-coreano dançam ao som da música Gangnam Style, do sul-coreano Psy, durante treinamento para cerimônia do Dia da Fundação, em Seul
Foto: AP
5 de abril - Soldados sul-coreanos preparam unidade de artilharia para exercício militar em Paju
Foto: AP
5 de abril - Tanques sul-coreanos são preparados para exercício militar em Paju, nas proximidades da fronteira com a Coreia do Norte
Foto: AP
5 de abril - Mísseis antiaéreos Patriota dos Estados Unidos são vistos na base aérea americana de Osan
Foto: Reuters
5 de abril - Soldado é fotografado em posto de observação sul-coreano nas proximidades da Zona Desmilitarizada (DMZ), em Paju
Foto: AFP
5 de abril - Soldado sul-coreano fecha portão nas proximidades da Zona Desmilitarizada que divide as duas coreias, em Paju
Foto: AFP
5 de abril - Turistas chineses tiram fotos no Pavilhão Imijngak, nas proximidades da fronteira entre Coreia do Sul e Coreia do Norte
Foto: AP
06 de abril - Jornalistas cercam motorista que chegava à Coreia do Sul partindo da cidade de Kaesong, na Coreia do Norte. Sul-coreanos começaram a deixar a área industrial da Coreia do Norte quatro dias após a fronteira ser fechada
Foto: AP
06 de abril - Após o fechamento da fronteira, sul-coreanos voltarão aos seu país. Tensão é forte no local
Foto: AP
06 de abril - Soldado sul-coreano recolhe caixa que caiu de uma van que retornava da Coreia do Norte para a Coreia do Sul
Foto: AP
06 de abril - Sul-coreanos começaram a deixar a Coreia do Norte neste sábado, quatro dias após os norte-coreanos fecharem as fronteiras
Foto: AP
7 de abril - Turistas assistem ao ritual tradicional de troca da guarda em frente ao antigo palácio no centro de Seul. Mesmo com a tensão que cerca a região, os sul-coreanos parecem inabaláveis
Foto: AFP
7 de abril - Imagem mostra soldados norte-coreanos praticando tiros em uma foto do Ministro de Defesa da Coreia do Sul Kim Kwan-Jin
Foto: AFP
7 de abril - Caminhões militares passam as barricadas que fecham a fronteira que leva a um parque industrial na Coreia do Norte
Foto: AFP
7 de abril - Turistas sul-coreanos utilizam telescópios para observarem a fronteira com a Coreia do Norte, na cidade de Paju
Foto: AFP
7 de abril - Imagem mostra um cachorro militar norte-coreanos atacando um boneco com a foto do Ministro de Defesa da Coreia do Sul Kim Kwan-Jin
Foto: Reuters
7 de abril - Imagem mostra um cachorro militar norte-coreanos atacando um boneco com a foto do Ministro de Defesa da Coreia do Sul Kim Kwan-Jin
Foto: Reuters
9 de abril - O Japão preparou, pelo menos, duas unidades Patriot Advanced Capability-3 (PAC-3) na sede do Ministério da Defesa, no centro de Tóquio, que fica cercada de casas e escritórios, mas não revelou os detalhes do plano de contingência japonês
Foto: AP
9 de abril - O Ministério da Defesa do Japão instalou nesta terça-feira no centro de Tóquio sistemas antimísseis terra-ar a fim de interceptar um possível lançamento de mísseis por parte da Coreia do Norte devido às ameaças do regime comunista
Foto: Reuters
10 de abril - Soldados americanos se preparam para nova sessão dos exercícios militares anuais conjuntos com a Coreia do Sul em Yeoncheon. Autoridades sul-coreanas disseram que é "consideravelmente alta" a possibilidade da Coreia do Norte disparar mísseis contra o Sul nos próximos dias
Foto: AP
10 de abril - Veículos blindados americanos são preparados para exercício militar
Foto: AP
10 de abril - Soldados sul-coreanos observam a movimentação do outro lado da fronteira, em Paju
Foto: AP
10 de abril - Manifestante sul-coreano protesta contra o fechamento do complexo industrial binacional de Kaesong, em Paju
Foto: AP
10 de abril - Veículos sul-coreanos carregados de produtos produzidos no complex binacional de Kaesong são parados em área de controle alfandegário em Paju ao retornarem do Norte
Foto: AP
10 de abril - Norte-coreanos participam de juramento ante estátuas dos líderes Kim Il-sung e Kim Jong-il em Pyongyang. Na faixa se lê: "Viva o camarada Kim Jong-un, o grande líder do nosso partido e do povo!"
Foto: Reuters
10 de abril - Norte-coreanos participam de encontro para juramento. No cartaz se lê: "Tornemo-nos a fiel vanguarda jovem do nosso partido!"
Foto: Reuters
10 de abril - Multidão se reuniu em Pyongyang para manifestar apoio ao líder Kim Jong-un. O país realizará nos próximos dias uma grande celebração em razão do aniversário de nascimento de Kim Il-sung, fundador da Coreia do Norte
Foto: Reuters
10 de abril - Crianças norte-coreanas carregam vassouras ao se preparem para ajudar em operação de limpeza da cidade às vésperas da celebração do aniversário de nascimento de Kim Il-sung
Foto: AP
10 de abril - Militares norte-coreanos são fotografados na margem do rio Yalu, próximo à fronteira com a China
Foto: Reuters
11 de abril - Sul-coreano inspeciona tanque M-48, que teve o motor o removido para uma exibição pacífica nas proximidades da fronteira com o Norte, em Paju
Foto: AFP
11 de abril - Tanques sul-coreanos se movem em área de treinamento de tiro em Paju
Foto: AFP
11 de abril - Soldados americanos participam de exercício militar anual conjunto com tropas sul-coreanas em Yeoncheon
Foto: AP
11 de abril - Soldados americanos almoçam junto a um veículo blindado durante intervalo em exercício militar na localidade de Yeoncheon
Foto: AFP
11 de abril - Comissária de bordo da companhia aérea norte-coreana Koryo trabalha com um broche que exibe os ex- líderes de seu país, Kim Il-sung e Kim Jong-il, enquanto prepara aeronave para voo entre Pequim e Pyongyang
Foto: AP
11 de abril - Norte-coreanos dançam em frente mosaico, em Pyongyang, que homenageia Kim Il-sung durante evento comemorativo ao antigo líder do país, cujo aniversário de nascimento será celebrado no dia 15 de abril
Foto: AP
11 de abril - Norte-coreanos dançam em uma das muitas homenagens que serão dedicadas a Kim Il-sung até o dia 15 de abril
Foto: AP
11 de abril - Manifestantes do grupo sul-coreano Federação Liberdade Coreia participam de ato em protesto contra a decisão da Coreia do Norte de remover trabalhadores do complexo industrial binacional de Kaesong, em Seul
Foto: AP
11 de abril - Trabalhador sul-coreano descarrega roupas produzidas no complexo industrial binacional em estacionamento na cidade fronteiriça de Paju
Foto: AFP
11 de abril - Manifestantes pedem a retomada das operações no complexo de Kaesong e o fim das ameaças de guerra norte-coreanas
Foto: Reuters
10 de abril - Caça F-16 da Força Aérea americana decola na base de Osan para participar de exercício militar
Foto: AP
10 de abril - Caças F-16 americanos participam de exercícios militares na base aérea de Osan
Foto: AP
11 de abril - Soldados americanos conduzem exercício militar em Yeoncheon
Foto: AP
12 de abril - Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, faz reverência ao ministro de Relações Exteriores da Coreia do Sul, Yun Byung-se, na Casa Azul, em Seul. Os dois se reuniram nesta sexta-feira e condenaram as ameaças norte-coreanas
Foto: Paul J / Reuters
12 de abril - O Secretário de Estado americano, John Kerry, é recebido em aeroporto militar, em Seul, ao desembarcar na Coreia do Sul
Foto: AP
12 de abril - Kerry cumprimenta anfitriões após deixar aeronave
Foto: AP
12 de abril - Em meio a tensão gerada pelas ameaças da Coreia do Norte, John Kerry fará um tour pela Ásia
Foto: AP
12 de abril - Sul-coreano exibe sala de cirurgia preparada dentro de abrigo antiaéreo na ilha de Yeonpyeong, nas proximidades da fronteira com o Norte
Foto: AP
12 de abril - Sul-coreano exibe saguão de abrigo antiaéreo criado na ilha de Yeonpyeong, próximo à fronteira com o Norte, para um eventual ataque aéreo norte-coreano
Foto: AFP
12 de abril - Navio de guerra sul-coreano (dir.) navega ao lado de um barco pesqueiro nas proximidades da ilha de Yeonpyeong
Foto: AFP
12 de abril - Navios de guerra sul-coreanos navegam próximo a águas disputadas entre as Coreais no Mar Amarelo
Foto: AFP
12 de abril - Crianças norte-coreanas exibem lenços vermelhos durante cerimônia de introdução na União das Crianças Coreanas, organização política infantil do país, em estádio de Pyongyang
Foto: AP
12 de abril - Manifestantes exibem retratos de John Kerry durante protesto pedindo paz em frente ao Ministério do Exterior, em Seul
Foto: AP
12 de abril - Homem vestindo máscara do secretário de Estado americano, John Kerry, pede que a Coreia do Sul e os Estados Unidos iniciem negociações de paz com a Coreia do Norte. O protesto foi realizado em frente ao Ministério do Exterior em Seul
Foto: AP
12 de abril - Fuzileiros navais sul-coreanos chegam à ilha de Yeonpyeong
Foto: Reuters
12 de abril - Membros da força especial de paraquedistas da Coreia do Sul pulam de um helicóptero CH-47 durante exercício militar em Gwangju
Foto: Reuters
14 de abril - Kerry segura criança durante visita ao tempo budista
Foto: AP
14 de abril - Kerry cumprimenta o ministro Fumio Kishida após coletiva de imprensa no Ministério do Exterior do Japão, em Tóquio
Foto: AP
14 de abril - Kerry visita o templo budista Zojoji em Tóquio
Foto: AP
14 de abril - O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry (terceiro à esquerda) participa de encontro com diplomatas japoneses no Ministério do Exterior do Japão, em Tóquio
Foto: AP
16 de abril - Helicóptero da Marinha dos Estados Unidos pega fogo após cair durante exercício militar na fronteira com a Coreia do Norte. Os 21 militares a bordo escaparam ilesos do acidente
Foto: AP
16 de abril - A aeronave, um CH-53, caiu em Cheolwon, localidade que fica a 88 quilômetros da fronteira com a Coreia do Norte
Foto: AP
16 de abril - A aeronave, um CH-53, caiu em Cheolwon, localidade que fica a 88 quilômetros da fronteira com a Coreia do Norte
Foto: AP
16 de abril - Todos a bordo da aeronave forqam encaminhados ao hospital e 16 acabaram liberados logo em seguida
Foto: Reuters
16 de abril - O helicóptero participava de um exercício junto com outras cinco aeronaves
Foto: Reuters
16 de abril - Soldados da Coreia do Sul transportam um morteiro 105 mm durante um treinamento de guerra em Paju
Foto: AP
16 de abril - Soldados sul-coreanos participam de um exercício militar perto da zona desmilitarizada que separa a Coreia do Norte da Coréia do Sul em Paju, ao norte de Seul
Foto: AP
16 de abril - Nesta foto de 15 de abril divulgada pela Agência Central de Notícias da Coreia, Kim Jong Un aplaude uma competição de atletismo
Foto: Reuters
16 de abril - Soldados sul-coreanos participam de um exercício militar perto da zona desmilitarizada que separa a Coreia do Norte da Coréia do Sul em Paju, ao norte de Seul
Foto: Reuters
16 de abril - Agentes do serviço de busca e resgate sul-coreano participam de uma simulação antiterrorista em Seul
Foto: EFE
16 de abril - Agentes do serviço de busca e resgate sul-coreano participam de uma simulação antiterrorista em Seul
Foto: EFE
25 de abril - Soldado norte-coreano participa de visita ao Palácio de Kumsusan
Foto: AP
25 de abril - Soldados e civis norte-coreanos se aglomeram para ver peixes dourados durante visita ao Palácio Kumsusan, em Pyongyang, onde os corpos dos líderes Kim Il-sung e Kim Jong-il estão embalsamados
Foto: AP
25 de abril - Três caças norte-coreanos voam durante cerimônia militar acompanhada por Kim Jong-un
Foto: Reuters
25 de abril - Imagem da televisão estatal KRT mostra o líder norte-coreano, Kim Jong-un (dir.), gesticulando durante cerimônia militar
Foto: Reuters
25 de abril - Soldados americanos e sul-coreanos marcham na chuva durante exercício militar em Paju
Foto: AP
25 de abril - Soldados americanos são vistos dentro de veículo blindado durante exercício, em Paju
Foto: AP
25 de abril - Tanques americanos participam de exercício militar conjunto com tropas sul-coreanas em Paju, nas proximidades da fronteira com a Coreia do Norte. Apesar de as ameaças de guerra vindas da Coreia do Norte terem arrefecido nos últimos dias, os exercícios de preparação para um eventual conflito seguem sendo realizados
Foto: AP
30 de abril - Imagem sem data mostra o líder norte-coreano, Kim Jong-un, durante visita a estádio de futebol Yanggakdo, em Pyongyang, acompanhado da mulher, Ri Sol-ju (dir.)
Foto: AFP
30 de abril - Tanque sul-coreano K-55 se move durante a última sessão de exercícios com tropas americanas
Foto: AFP
30 de abril - Soldados sul-coreanos chegam unidades de artilharia antes do fim dos exercícios
Foto: Reuters
30 de abril - Soldados sul-coreanos participam de exercícios militares em Paju
Foto: AFP
30 de abril - Soldados sul-coreanos patrulham ao longo de cerca na fronteira com a Coreia do Norte, em Panmunjom
Foto: AP
30 de abril - Soldados sul-coreanos inspecionam drone do exército do país que caiu em Hongcheon quanto tentava pousar após voo de rotina
Foto: Reuters
30 de abril - Veículos americanos cruzam a Ponte da Unificação na direção da zona desmilitarizada entre as Coreias
Foto: AP
30 de abril - Tanques sul-coreanos retornam para base após o encerramento de exercício militar em Paju, nas proximidades da fronteira com a Coreia do Norte. Após 2 meses marcado por tensões, os exércitos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos encerraram nesta terça-feira a série de manobras conjuntas