Igor Thiago: Quem é atacante brasileiro que trabalhou como pedreiro e virou sensação na Premier League
Dono de doblete na vitória do Brentford desta quarta-feira, 7, camisa 9 se tornou o brasileiro com mais gols em uma única temporada da liga
Igor Thiago, atacante do Brentford, tornou-se o brasileiro com mais gols em uma temporada da Premier League, destacando-se como vice-artilheiro na atual competição e conquistando reconhecimento por sua trajetória de superação e sucesso no futebol europeu.
Igor Thiago pede passagem. O atacante, camisa 9 do Brentford, se tornou o brasileiro com mais gols em uma única temporada da Premier League, superando nomes como Matheus Cunha, Gabriel Martinelli e Roberto Firmino ao anotar um doblete na vitória por 3 a 0 contra o Sunderland nesta quarta-feira, 7.
- Está no Tiktok? O Terra Esportes chegou por lá para te manter informado de um jeito diferente e divertido. Siga nosso perfil, curta e compartilhe!
Com mais dois gols na conta, Igor Thiago passou de 14 para 16 gols no Campeonato Inglês ao longo da temporada 2025-2026. Até então, os três compatriotas estavam empatados na ponta do ranking, com 15 gols cada: Matheus Cunha chegou à marca em 2024-2025, Martinelli em 2023-2024 e Firmino entre 2017-2018.
O brasileiro já faz história com a camisa do time londrino: em novembro de 2025, foi eleito o melhor jogador do mês, feito inédito por um atleta do Brentford. Ele também é o atual vice-artilheiro da Premier League, atrás somente de Erling Haaland, do Manchester City, que tem 20 gols.
O ótimo desempenho de Igor Thiago na ponta do esquema tático do treinador Keith Andrews também levou os torcedores brasileiros a pedirem uma chance ao atacante na Seleção Brasileira: "Finalizador nato, sendo um dos melhores centroavantes no quesito no continente europeu. Se vai conseguir uma convocação para ao menos ser testado, eu não sei, porém, não seria insanidade", publicou um internauta.
A vitória desta quarta-feira, com os dois gols do brasileiro -- além do terceiro de Yehor Yarmoliuk --, levou o Brentford à sexta colocação da tabela da Premier League. O clube está na frente do Chelsea, atual campeão da Copa do Mundo de Clubes da Fifa e sétimo colocado no campeonato.
É necessário reconhecer a temporada fantástica que Igor Thiago vem fazendo com o Brentford.
Finalizador nato, sendo um dos melhores centroavantes no quesito no continente europeu.
Se vai conseguir uma convocação para ao menos ser testado eu não sei, porém, não seria insanidade. pic.twitter.com/ez65seXYGi
— Análise Ball (@AnaliseBall) January 7, 2026
Quem é Igor Thiago
Natural do Gama, no Distrito Federal, Igor Thiago teve a infância marcada por dificuldades em sua vida pessoal: antes de sonhar em jogar futebol em alto nível na Europa, sofreu com a morte do pai quando tinha apenas 13 anos e teve que trabalhar para dar apoio à mãe, que trabalhava como gari.
"Minha mãe trabalhava varrendo ruas em Brasília (DF) naquela época. Quando perdemos meu pai, ela teve que trabalhar muito para nos ajudar. Ela foi um exemplo de superação, e foi a partir daí que eu percebi que queria dar o mundo a ela", disse em entrevista ao Marca, da Espanha, em 2023.
Nesse período, ele chegou a trabalhar como servente de pedreiro, em feiras e entregando folhetos para ajudar em casa. Os primeiros passos no futebol aconteceram no Grêmio Ocidental, onde seu irmão já jogava.
Igor Thiago começou no futebol de salão e fez testes em diferentes equipes até ser aprovado na equipe de base Verê, do interior do Paraná. Em 2018, veio a oportunidade de passar pela academia do Cruzeiro.
A estreia no futebol profissional aconteceu em 2020, quando a Raposa estava na Série B do Campeonato Brasileiro e, pelo clube mineiro, Igor Thiago anotou 10 gols em 65 jogos. Em 2022, ele também se tornou a primeira venda do Cruzeiro SAF, à época comandado por Ronaldo Fenômeno, ao ser transferido para o Ludogorets, da Bulgária, por 1,3 milhão de euros.
O atacante passou um ano na equipe búlgara, o suficiente para fazer história: além de anotar seu primeiro gol logo na estreia, em março de 2022, Igor Thiago conquistou quatro títulos, fez 55 jogos e anotou 21 gols e 11 assistências.
No ano seguinte, o atacante foi transferido ao Club Brugge, da Bélgica, com o status de uma das maiores aquisições da história da equipe, vendido por 7,8 milhões de euros. A passagem chegou ao fim em 2024, com 29 gols em 55 jogos.
O talento técnico, aliado à altura de 1,91 metro, chamou a atenção na Premier League: em fevereiro de 2024, foi anunciado como reforço do Brentford, com contrato de quatro anos: o valor da negociação não foi divulgado, mas a imprensa europeia estima que Igor Thiago foi adquirido por 38 milhões de euros.
Como nem tudo são flores, o brasileiro sofreu uma lesão grave no menisco logo na pré-temporada pelo clube londrino e ficou fora de ação por mais de 10 meses.
Assim que se recuperou, Igor Thiago se mostrou adaptado ao futebol europeu e não demorou a responder em campo: ele marcou seu primeiro gol pelo Brentford em agosto de 2025, na partida de estreia pela temporada de 2025-2026. Desde então, já são 16 gols pelo clube no ano, incluindo um hat-trick contra o Everton no último domingo, 4.
