Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Campeonato Inglês

West Ham supera homem a menos e vence clássico contra o Millwall

4 fev 2012 - 12h26
(atualizado às 18h37)
Compartilhar

À primeira vista, o jogo entre West Ham e Millwall, dois times modestos da segunda divisão inglesa, pode não chamar a atenção. Porém, esta é considerada uma das rivalidades mais acirradas de todo o futebol britânico. E os times voltaram a se encontrar, pela 29ª rodada da divisão de acesso do país, neste sábado. Melhor para o West Ham, que atuando em casa, bateu o adversário por 2 a 1 e abriu vantagem de cinco pontos na liderança do torneio, ficando mais perto de retornar à elite da Inglaterra.

O jogo deste sábado, válido pelo segundo turno do Campeonato Inglês, marcava a volta das duas equipes ao Estádio Upton Park, casa do West Ham, depois dos episódios violentos causados pelas torcidas dentro e fora do campo em 25 de agosto de 2009, em partida válida pela Copa da Liga Inglesa. Antes daquela partida, cerca de 20 pessoas ficaram feridas em confrontos pré-marcados entre os rivais. No jogo, vencido pelo West Ham por 3 a 1, na prorrogação, houve invasão de 200 torcedores ao campo.

Por isso, a polícia de Londres fechou a parte térrea das arquibancadas destinadas aos visitantes no confronto deste sábado, além de proibir a venda de cerveja no local da partida e nas proximidades.

E como diversos jogos desta rivalidade centenária - disputado desde 1899, o confronto teve parte de sua história explicada no filme Hooligans (2005) -, esta partida também teria sua pitada de drama logo no início da partida. Com o jogo muito pegado desde o início, Kevin Nolan exagerou na vontade, deu carrinho violento em Jack Smith e acabou expulso logo aos 9min. Mesmo com um homem a menos, o West Ham se fazia mais presente no ataque, com o Millwall chutando apenas uma bola em direção ao gol de Green na primeira etapa. A persistência e a superação foram recompensadas aos 46min. Em bola erguida na área após cobrança de falta, o zagueiro Weed cabeceou para cima e o atacante Carlton Cole, também de cabeça, encobriu o goleiro Forde, fazendo a festa dos fanáticos torcedores da casa.

O início da segunda etapa foi uma cópia da anterior, com domínio do time da casa, concretizada em bola na trave do meia Faubert, que aproveitou cruzamento da esquerda. Estático, Forde viu a bola ser afastada da área. Mas quando tudo parecia encaminhado para que o West Ham ampliasse a contagem, o clássico voltou a pegar fogo. Lowry tentou jogada pela direita, venceu a proteção de Faye, que tentava deixar a bola sair pela linha de fundo, e tocou para Trotter, que bateu no ângulo de Green, aos 21min.

A resposta do West Ham veio três minutos depois, em lance polêmico. Em bola erguida na área desde a intermediária, o goleiro Forde subiu com o jogador rival e socou a bola, mas sofreu a carga e ficou no chão. Na sequência, com a meta desprotegida, Reid acertou bomba de fora da área, colocando sua equipe em vantagem por 2 a 1, com a torcida anfitriã fazendo a festa com bolhas de sabão - uma das marcas registradas da torcida do West Ham.

Além de vencer o maior rival, o triunfo foi importante para o West Ham manter a liderança isolada do Campeonato Inglês da segunda divisão, ao chegar aos 56 pontos, cinco acima do Southampton. Já o Millwall, com 29 pontos, está próximo à zona de rebaixamento, na 21ª posição.

Considerado um dos clássicos mais violentos do país, partida teve policiamento reforçado em Londres
Considerado um dos clássicos mais violentos do país, partida teve policiamento reforçado em Londres
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra