Uruguaio Suárez é acusado formalmente por ofensas racistas
O atacante Luis Suárez, do Liverpool, foi acusado formalmente pela Federação Inglesa de Futebol por ter dirigido ofensas racistas ao lateral esquerdo Patrice Evra, do Manchester United, em 15 de outubro. O uruguaio foi denunciado por ter dirigido xingamentos durante o clássico entre as equipes e agora terá o caso julgado pela comissão disciplinar do país.
Na ocasião, Suárez teria se revoltado com um lance de jogo e ofendido o atleta do Manchester. Revoltado com a postura do uruguaio, Evra acusou o atacante após o término da partida de ter usado xingamentos racistas para ofendê-lo, o que abriu o processo de investigação.
"A Federação Inglesa acusou formalmente, nesta quarta, Luis Suárez, do Liverpool, após um incidente ocorrido durante o jogo contra o Manchester United. Foi alegado que Suárez usou xingamentos para se dirigir a Evra e que, em suas palavras, haviam referências à origem étnica e racial do jogador francês", disse o comunicado oficial divulgado pela entidade.
O novo caso de racismo no Campeonato Inglês começa a preocupar os dirigentes e os organizadores do torneio. Em 23 de outubro, o zagueiro do Chelsea e capitão da seleção inglesa, John Terry, também teria ofendido de forma racista o defensor Anton Ferdinand, do Queens Park Rangers. Entretanto, este caso ainda segue sob investigação da FA.
Mesmo com a possibilidade de Suárez sofrer uma dura punição, o Liverpool deu total apoio e assistência ao jogador na acusação sofrida. O clube disse que conversará com o atleta para solucionar o caso e ajudará o uruguaio a formular a defesa perante o tribunal.
"Recebemos, na tarde desta quarta, uma notificação da Federação Inglesa sobre a decisão de acusar formalmente Luis Suárez. Vamos discutir o assunto com o jogador, mas adiantamos que ele lutará contra as acusações. Luis está determinado a limpar seu nome e o clube permanece dando todo o suporte a ele", comentou o comunicado oficial do Liverpool.
Machucado, Suárez não defendeu a seleção uruguaia na vitória por 1 a 0 contra a Itália, na última terça, no Estádio Olímpico, em Roma. Ele, que marcou os quatro gols da vitória do Uruguai contra o Chile na última sexta, é esperado para se reapresentar no clube nos próximos dias. Suárez deixou claro que é inocente e considerou as acusações do francês sem fundamento.