Ingleses pressionam Di Canio e delatam tatuagem de Mussolini
A polêmica contratação do técnico Paolo Di Canio pelo Sunderland ganha novos contornos a cada dia na imprensa britânica. Nesta quinta-feira, o diário Daily Mail delata uma tatuagem que o jogador teria no braço direito em menção a Benito Mussolini, político italiano que liderou o Partido Nacional Fascista entre as décadas de 1930 e 1940, período da Segunda Guerra Mundial.
O veículo publica uma imagem de uma tatuagem no braço direito do jogador em que se lê a inscrição “Dux”, palavra em latim equivalente a “Duce”. O termo significa “líder” e foi adotado por Mussolini.
Di Canio, 44 anos, é famoso pelas polêmicas na época de jogador. Ele fez a saudação fascista, com o braço direito estendido, após a vitória por 3 a 1 da Roma sobre a Lazio, em 2005. Na ocasião, a atitude lhe valeu uma multa de 10 mil euros.
Na mesma época, o jogador concedeu uma entrevista à agência italiana Ansa na qual dizia que não era racista e sim “fascista”. A imprensa britânica tem recuperado essa declaração no contexto da contratação do técnico pelo Sunderland, anunciada no último fim de semana.
Nesta semana, o Sunderland divulgou um comunicado em seu site oficial no qual Di Canio se defendeu, dizendo que toda a polêmica era “estúpida e ridícula”. O italiano afirmou que não é racista e que não tem problemas com ninguém. Sobre a entrevista à Ansa, ele disse que as palavras estavam fora de contexto.
Recentemente, Di Canio fez um bom trabalho no Swindon ao conquistar a quarta divisão da Inglaterra e deixar a equipe no terceiro lugar da terceira divisão. Ele pediu demissão do clube em fevereiro deste ano e tentará evitar o rebaixamento do Sunderland à segunda divisão nacional. O time do nordeste da Inglaterra, que era comandado por Martin O’Neill, está atualmente quatro pontos acima da zona de rebaixamento do Campeonato Inglês.
Ainda recuperando o passado de Di Canio, o diário britânico publica outra foto, na qual o ex-jogador comparece ao funeral de Paolo Signorelli, ocorrido em Roma há três anos.
Signorelli permaneceu preso por oito anos e foi acusado de ligação a um atentado a bomba que matou 85 pessoas em 1980, em Bolonha. Ele foi membro do Movimento Social Italiano (MSI), formado por antigos apoiadores do antigo Partido Fascista.
Na quarta-feira, ainda em meio à repercussão de sua contratação pelo Sunderland, Di Canio se pronunciou por meio de um novo comunicado.
"Não sou uma pessoa política, não estou filiado a nenhuma associação, não sou racista e não apoio a ideologia do fascismo", comentou. "Respeito todo mundo. Sou um homem do futebol. Isto e minha família são minhas prioridades. A partir de agora falarei apenas de futebol. Os ataques ao clube me feriram profundamente", completou Di Canio.
Campeonatos europeus ao vivo
O Terra exibe ao vivo via internet para o Brasil todas as partidas da Liga Europa nas temporadas de 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015, sendo o único meio de comunicação do País a transmitir ao vivo os 205 jogos da competição. As transmissões são disponibilizadas em alta definição (HD) e padrão standard, inclusive para tablets e smartphones.
Além da Liga Europa, os internautas podem acompanhar ao vivo jogos de competições importantes do Velho Continente, como os Campeonatos Alemão, Russo, Português e Grego.