PUBLICIDADE

Campeonato Inglês

Dirigente planeja mudar nome de clube inglês e revolta torcedores

9 ago 2013 - 15h55
(atualizado às 17h35)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Dirigente defende mudan&ccedil;a de nome do Hull City para Hull Tigers</p>
Dirigente defende mudança de nome do Hull City para Hull Tigers
Foto: Getty Images

O Hull City, clube da primeira divisão do Campeonato Inglês, planeja mudar seu nome para Hull Tigers, mas a ideia tem enfurecido os torcedores locais. "Hull City é irrelevante", declarou o dono do clube, o egípcio Assem Allam, ao jornal local Hull Daily Mail, nesta sexta-feira.

"Meu desgosto pela palavra 'City' vem do fato de ser muito comum. 'City' também pode ser associada ao Leicester, Bristol, Manchester e muitos outros clubes", continuou. "Não gosto de ser como todo mundo. Quero que o clube seja especial, é uma questão de identidade. 'City' não é uma identidade legal, e 'Hull City Association' é muito comprido", explicou.

No entanto, os fãs do Hull já deixaram clara a sua revolta com a possível troca de nome. Uma pesquisa na página do Facebook  oficial dos torcedores do clube mostrou que a esmagadora maioria não concorda com esta mudança.

Um popular blogueiro do Hull City, Rick Skelton, expressou sua indignação: "não somos um dos grandes clubes da Inglaterra, muito menos do mundo. Não vai ser diferente com uma mudança de nome, isto só mudaria com sucesso contínuo dentro de campo. Acredito que seja algo inútil".

"A declaração do senhor Allam, dizendo que o nome 'Hull City' é irrelevante, que é muito comum, é um uso tão nojento da língua inglesa quanto o novo nome do clube", criticou Skelton. "Não é irrelevante, este é o nome do clube há 109 anos e tem um valor sentimental para as pessoas".

"Estas pessoas, os torcedores, lutaram para salvar o Hull City diversas vezes no passar dos anos. Pode ser apenas um nome para o senhor Allam, mas, para nós, é o nome de algo que amamos, que cuidamos e que ainda amaremos quando os atuais donos não estiverem mais aqui", explicou o torcedor.

Allam disse que a mudança de nome do clube entrará em vigor no começo da nova temporada, em 17 de agosto. O dono do Hull City comprou o clube quando a equipe ainda estava na segunda divisão, em 2010, e investiu pesado no elenco, o que deu bons resultados, já que o time conseguiu voltar à elite do futebol inglês em 2013.

O egípcio afirmou que nomes mais curtos têm maior potencial comercial e que o clube seria conhecido como "Hull City Tigers" localmente e "Hull Tigers" nacional e internacionalmente, mas se disse consciente de que não poderá obrigar os torcedores a adotarem o novo nome.

Veja novos uniformes das equipes europeias para a próxima temporada:

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade