Fossati tem passagem marcada por confusões; relembre as polêmicas
- Rafael Thomé
Na noite desta sexta-feira, o Internacional oficializou a demissão do técnico Jorge Fossati. O uruguaio chegou à equipe em janeiro, falando bom português, de maneira elegante e calma. Porém, bastaram exatos 30 dias para o ambiente às margens do Rio Guaíba mudar.
Fossati abriu os trabalhos no Beira-Rio falando que "para ganhar a Libertadores ou qualquer outro objetivo importante, tem que ter unidade. Falo da diretoria, da comissão, dos jogadores, do torcedor". Porém, não foi assim que a história do uruguaio se desenrolou em Porto Alegre.
O treinador demorou a definir o esquema de jogo do Inter, sem conseguir manter boa sequência de jogos com a mesma equipe, não cumpriu a promessa de diálogo com a diretoria e foi constantemente vaiado pela torcida.
Após os maus resultados, Fossati passou a se desentender constantemente com jornalistas e até mesmo com jogadores do elenco. Em cinco meses de comando, o treinador abandonou duas entrevistas coletivas, se indispôs em algumas outras, partiu pra briga com um jornalista, além de se desentender com Taison e Walter, atacantes colorados.
Confira abaixo alguns episódios que marcaram a conturbada passagem de Fossati pelo Inter:
05/02/2010 - Após um mês no comando da equipe, Jorge Fossati se irrita e abandona entrevista coletiva às vésperas da estreia na Libertadores da América.
Indagado sobre os ajustes da equipe para o confronto válido pelo torneio continental, o treinador se irritou com a suposição de que ele estaria "batendo na mesma tecla" ao reafirmar que o Inter teria 15 ou 16 jogadores titulares e que, por isso, não repetia a formação da equipe.
02/03/2010 - Jorge Fossati decide afastar Walter do elenco profissional do Inter, após ele não comparecer ao treino algumas vezes.
Segundo o atacante, Fossati teria pegado pesado e maltratado-o durante os treinamentos. Dias depois, pressionado pela diretoria do clube, o treinador voltou atrás e reintegrou o jogador ao elenco.
04/04/2010 - O atacante Taison, insatisfeito com as escolhas do treinador, disse que se não fosse titular do Inter até o início do Campeonato Brasileiro deixaria a equipe.
Questionado sobre a vantagem de manter o atacante no time e sobre o rendimento da equipe, Fossati respondeu as perguntas, porém, ao final, se levantou, desejou boa noite e abandonou a coletiva novamente.
09/05/2010 - O conflito entre a imprensa e o técnico colorado chega ao auge, quando Fossati se irritou com uma pergunta e chamou o reportér Sérgio Couto, da Rádio Bandeirantes, para briga.
O técnico culpava a arbitragem pela derrota para o Cruzeiro na estreia do Campeonato Brasileiro, quando foi questionado se justificaria que uma vitória do Inter veio através de uma participação da arbitragem.
"Diga-me uma ocasião em que ganhamos três pontos por causa da arbitragem. Alguém pode ajudar o colega? Talvez ele não tenha vindo preparado. Você está me cobrando, me acusando de uma coisa que eu não fiz", afirmou o treinador antes de partir pra cima do jornalista. Os dois foram contidos pelos seguranças da equipe gaúcha.
20/05/2010 - Após a suada classificação para a semi final da Copa Libertadores, Fossati se irrita com o jornalista que perguntou se o resultado foi melhor que o desempenho da equipe.
"Não gostou do Inter? Não gostou? Já respondi. Puxa vida, vocês não gostam de nada. Esse baixinho quer me tirar do sério (referindo-se ao repórter). É brincadeira", esbravejou uma semana antes de deixar o clube.