Após conquistar a Supercopa, Barcelona repatria ex-jogador
O português chega por empréstimo até o final da temporada
O Barcelona anunciou a contratação do lateral-direito João Cancelo, nesta terça-feira (13), por empréstimo do Al Hilal, da Arábia Saudita. O acordo é válido até o final da atual temporada e o Blaugrana vai cobrir todo o salário do português durante o período.
Segundo a imprensa espanhola, o clube espera que o jogador esteja disponível o mais rápido possível e que possa disputar a partida contra o Racing, pelas oitavas de final da Copa do Rei, nesta quinta-feira, às 17h (horário de Brasília).
Cancelo volta ao Barcelona para aumentar as opções de elenco no sistema defensivo para a posição. Atualmente, a posição é ocupada por jogadores improvisados; o titular é Koundé, zagueiro de origem. Na ausência do francês, Gerard Martín e Eric García têm jogado.
Por conta disso, Cancelo é considerado um jogador versátil para poder compor um elenco que tem sofrido com muitas lesões nos últimos meses. O português pode atuar no lado direito e no esquerdo.
Antes de chegar ao futebol saudita, português passou por grandes clubes europeus, fazendo parte do Manchester City por cinco temporadas e conquistou títulos importantes com os Citizens. No entanto, acabou perdendo espaço por divergências com Pep Guardiola e acabou sendo emprestado para Bayern de Munique e Barcelona, respectivamente.
Em agosto de 2024, João Cancelo foi vendido ao Al-Hilal, que na época era treinado por Jorge Jesus, que hoje treina o Al-Nassr, maior rival, e a equipe ainda contava com Neymar na época. O português chegou por 25 milhões de euros (R$ 154 milhões, na cotação atual) e vinha sendo um dos pilares da equipe.