PUBLICIDADE

Times espanhóis continuam com o maior número de títulos dos principais torneios europeus

31 mai 2021 11h02
| atualizado às 11h02
ver comentários
Publicidade

Na última década, apenas em duas temporadas um clube espanhol não foi campeão continental. Nesse período, enquanto Real Madrid e Barcelona levantaram a taça da Liga dos Campeões, Sevilla, Atlético de Madrid e Villarreal conquistaram a Liga Europa. Com isso, os clubes de La Liga são os que mais ergueram troféus desses torneios, com 18 e 13, respectivamente.

Boa parte destas conquistas foram registradas nos últimos anos, com recentes domínios de Real Madrid e Sevilla nas duas competições, sem esquecer dos títulos de Barcelona e Atlético de Madrid.

A final da Liga Europa ficará para a história como uma das mais dramáticas de todos os tempos, com o Villarreal vencendo o Manchester United em uma disputa de pênaltis em que todos os 22 jogadores tiveram de realizar a cobrança. Onde depois de um incrível sucesso nas primeiras 21 cobranças, o argentino Gerónimo Rulli defendeu o chute de seu companheiro de posição, o goleiro espanhol David de Gea, para garantir o primeiro grande troféu do Submarino Amarelo.

Essa defesa significa que o troféu da Liga Europa permanece na com um time espanhol pela segunda temporada consecutiva, a sétima desde 2010. Aliás, desde que a Taça UEFA foi rebatizada de Liga Europa em 2009, oito das 12 temporadas terminaram com uma equipe da LaLiga erguendo a taça. O Sevilla já venceu quatro vezes desde então (totalizando seis) e o Atlético de Madrid três, antes da primeira vitória do Villarreal este ano.

O técnico Unai Emery está por trás de quatro desses triunfos espanhóis. O treinador basco venceu três vezes consecutivas com o Sevilla (2014, 2015, 2016) e levou o Villarreal à glória na final em Gdansk, na última quarta-feira, terminando como campeão invicto.

Olhando para toda a sua história da Liga Europa, os times espanhóis venceram 13 vezes, quatro a mais do que qualquer outro país. O futebol europeu, em geral, tem sido dominado por times da LaLiga nos últimos anos.

A Supercopa Europeia de 2021, que reúne os vencedores da Liga dos Campeões e da Liga Europa, será a 11ª nos últimos 13 anos a contar com pelo menos um clube espanhol. Além disso, o país ibérico terá cinco representantes na Liga dos Campeões da próxima temporada: o Villarreal se qualificará como vencedor da Liga Europa, ao lado do Atlético de Madrid, Real Madrid, Barcelona e Sevilla. Já a Real Sociedad e o Real Betis vão jogar na Liga Europa, com o objetivo de seguir os passos do próprio Submarino Amarelo.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Publicidade
Publicidade