PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Campeonato Espanhol

Rodadas finais do Campeonato Espanhol são manipuladas, diz dirigente

9 mai 2013 - 09h33
(atualizado às 09h36)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Na última quinta, Kiko Catalán, presidente do Levante, concedeu entrevista e mostrou confiança no profissionalismo dos jogadores; partida da equipe com o Deportivo La Coruña teria sido manipulada</p>
Na última quinta, Kiko Catalán, presidente do Levante, concedeu entrevista e mostrou confiança no profissionalismo dos jogadores; partida da equipe com o Deportivo La Coruña teria sido manipulada
Foto: EFE

Segundo o presidente do Deportivo La Coruña, Augusto César Lendoiro, “quase todas as partidas finais das temporadas passadas (na Espanha) foram manipuladas de uma forma ou de outra”. O dirigente se referia às últimas rodadas do Campeonato Nacional, nas quais está em jogo a disputa contra o rebaixamento e pela classificação às competições europeias.

De acordo com Lendoiro, que já foi senador, deputado e preside o Deportivo La Coruña desde 1988, seu clube “jamais esteve implicado em nenhuma armação”. Ele disse que põe a mão no fogo por seus jogadores, mas ressaltou que “outra coisa é o que fazem as outras equipes”.

Lendoiro fez essas declarações na manhã desta quinta-feira, depois de um evento organizado pela Europa Press que reuniu também Javier Tebas, presidente da LFP (Liga de Futebol Profissional da Espanha).

Quando falava sobre armações, o presidente do Deportivo não se referia apenas a times que receberiam dinheiro por uma partida, mas também àquelas que poderiam combinar um resultado que seja favorável a ambas.

No mesmo evento, Tebas se definiu preocupado com a manipulação de resultados, dizendo que não parará até “erradicar” o que chamou de câncer. Ele destacou que a Liga deve ter a possibilidade de “expulsar clubes que não cumpram as normas” e disse trabalhar contra as armações do mesmo modo como Joseph Blatter e Michel Platini, respectivamente presidentes da Fifa e da Uefa.

Tebas, entretanto, negou-se a comentar a possível manipulação no jogo entre Levante e Deportivo La Coruña, válido pela 31ª rodada do Espanhol desta temporada. Na ocasião, o time galego venceu por 4 a 0 fora de casa, no Estádio Ciutat de València, e já havia aberto vantagem de três gols aos 28min do primeiro tempo.

A LFP abriu uma investigação sobre a partida depois que Jose Javier Barkero, meia do Levante, acusou os companheiros Sergio Ballesteros, Juanfran , Munúa e Juanlu de não terem rendido o suficiente na partida. Depois, Barketo pediu publicamente desculpas aos colegas.

Com 32 pontos em 34 partidas, o Deportivo ocupa a 18ª posição do campeonato e hoje seria rebaixado à segunda divisão. Com 41 pontos, o Levante tem vida mais tranquila na briga contra o rebaixamento – soma oito unidades a mais que o Osasuna, 17º colocado e primeiro integrante da zona de descenso. Faltam quatro rodadas para o fim da competição.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade