Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chelsea

Publicidade

Estêvão é 'ignorado' por Xabi Alonso no Chelsea, joga pouco e não tem nenhum gol na temporada

Brasileiro soma apenas 172 minutos em campo neste começo de temporada

29 out 2026 - 10h01
(atualizado às 10h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Estêvão vive um início de temporada difícil no Chelsea sob o comando de Xabi Alonso. Com apenas 172 minutos jogados em oito partidas e nenhum gol marcado, o atacante perdeu espaço e tem sido pouco aproveitado, acumulando somente 47 minutos na Premier League e ficando no banco mesmo diante de desfalques no time titular. O cenário reflete o histórico controverso do técnico espanhol com jovens brasileiros, após passagens marcadas por atritos e poucas oportunidades com Endrick e Vinícius Júnior no Real Madrid.

O início de temporada de Estêvão no Chelsea tem sido marcado pela falta de oportunidades e uma minutagem baixa em campo. Desde a chegada do técnico Xabi Alonso para a temporada 2026/27, o jovem perdeu espaço na equipe inglesa e vem sendo opção no banco de reservas.

A situação ficou evidente na última quarta-feira, 29, no confronto contra o Liverpool, pela Copa da Liga Inglesa. Mesmo com os desfalques de João Pedro, lesionado, e Cole Palmer, suspenso, Estêvão não foi utilizado pelo treinador espanhol e acompanhou toda a partida do banco de reservas. Para completar, Xabi Alonso promoveu a entrada de Emegha, que voltava de lesão e ainda não havia atuado pelo Chelsea nesta temporada.

Estêvão perdeu espaço no Chelsea com Xabi Alonso.
Estêvão perdeu espaço no Chelsea com Xabi Alonso.
Foto: Reprodução/Estêvão via Instagram / Estadão

O brasileiro tem dificuldade para conquistar espaço no elenco e até o momento, o atacante disputou oito partidas na temporada, acumulando apenas 172 minutos em campo e sem participações em gols. A média é de aproximadamente 21 minutos por jogo.

Porém, o número é influenciado pelas duas únicas vezes em que o jovem começou uma partida como titular, ambas pela Copa da Liga. Estêvão atuou por 80 minutos contra o Luton Town e por 60 diante do Leeds.

Na Premier League, o cenário é ainda mais complicado. O brasileiro entrou em campo em seis partidas, sempre saindo do banco de reservas, e soma apenas 47 minutos na competição. O tempo total equivale a pouco mais de um tempo de jogo.

Histórico com brasileiros no Real Madrid

Antes de assumir o Chelsea, o espanhol comandou o Real Madrid e teve experiências conturbadas com dois atletas brasileiro. Um dos casos foi o de Endrick, que chegou ao clube merengue cercado de expectativa, mas teve poucas oportunidades sob o comando do treinador.

Com pouco espaço, o atacante acabou emprestado ao Lyon, onde apresentou bom desempenho e conquistou uma convocação para a seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2026. Após o torneio, o jogador retornou ao Real Madrid com a expectativa de ganhar espaço sob o comando de José Mourinho.

A relação de Xabi Alonso com Vinícius Júnior também foi marcada por atritos. Durante o período em que trabalhou com o treinador, o atacante era substituído frequentemente nos jogos, situação que contribuiu para o desgaste entre os dois.

Em outubro de 2025, o brasileiro demonstrou irritação ao ser substituído durante uma partida contra o Barcelona, xingou o treinador e seguiu diretamente para o vestiário. Meses depois, em abril, Vini Jr comentou sobre o período e afirmou que a experiência serviu como aprendizado, embora não tenha conseguido estabelecer uma boa conexão com o espanhol.

"A etapa com Xabi foi um momento de aprendizado, melhorei como pessoa. Não consegui me conectar com ele, mas com Arbeloa (treinador que substituiu Xabi) tenho uma grande conexão, e ele me deu muita confiança, como aconteceu com Ancelotti", declarou o atacante.

Estadão
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra