PUBLICIDADE

Consultoria projeta R$ 842 mi de prejuízo ao Barça sem Messi

Saída de astro poderá causar perdas financeiras grandes caso clube perca receitas comerciais, bilheterias e até mesmo em futuros patrocínios

10 ago 2021 13h22
| atualizado às 14h44
ver comentários
Publicidade

Por conta da saída de Lionel Messi, o Barcelona pode ver seu valor de mercado reduzido em cerca de 137 milhões de euros (aproximadamente R$ 842 milhões), segundo a Brand Finance, que é uma consultoria independente líder mundial em avaliação de marcas, com escritórios em mais de 20 países. O montante representa um prejuízo de 11% que a equipe catalã corre o risco de sofrer nos próximos anos.

Saída de Messi pode causar prejuízo quase bilionário aos cofres do Barcelona (PAU BARRENA / AFP)
Saída de Messi pode causar prejuízo quase bilionário aos cofres do Barcelona (PAU BARRENA / AFP)
Foto: Lance!

Além do aspecto esportivo, a ida definitiva do argentino para o Paris Saint-Germain pode trazer outras adversidades aos clube espanhol: a dificuldade em encontrar patrocinadores que paguem os valores atuais, a perda de receitas comerciais e também de bilheteria nos dias de jogos.

"Messi é sinônimo da marca Barcelona e é o talismã do clube desde que entrou em cena há 15 anos. Sua presença atraiu torcedores, melhores jogadores, gerentes, acordos comerciais e troféus", afirmou Teresa De Lemus, diretora geral da Brand Finance na Espanha.

Além destes fatores, o futuro é uma preocupação para o Barcelona. Segundo a consultora, a saída do astro argentino pode fazer com que menos pessoas simpatizem com a equipe catalã ao longo do tempo, o que deve gerar uma perda maior de receita.

Como comparação, o Real Madrid também sofreu um revés importante após a saída de Cristiano Ronaldo para a Juventus em 2018. O clube merengue viu seu valor de marca despencar 19% e até hoje luta para se recuperar sem um grande astro da magnitude do atacante português.

Lance!
Publicidade
Publicidade