Com show de Richarlison, Brasil vence Gana em penúltimo teste para Copa do Mundo
A Seleção Brasileira venceu Gana por 3 a 0 na tarde desta sexta-feira, no penúltimo amistoso preparatório para a Copa do Mundo, no Estádio Océane, em Le Havre-FRA. A partida marcou uma grande atuação de Richarlison, que marcou dois gols no triunfo.
O jogo contra Gana também foi importante para o astro Neymar, que deu duas assistências e teve grande atuação de forma geral.
Com o placar encaminhado, Tite fez alguns testes na segunda etapa, colocando em campo nomes como do zagueiro Bremer e do meia Everton Ribeiro. O atacante Pedro, convocado sob forte expectativa, não saiu do banco de reservas.
O próximo e último amistoso do Brasil antes da Copa do Mundo será contra a Tunísia, na terça-feira, às 15h30 (de Brasília). A partida será disputada no estádio Parque dos Príncipes, casa do Paris Saint-Germain.
A Seleção Brasileira está no grupo G da Copa do Mundo, ao lado de Sérvia, Suíça e Camarões. A estreia da equipe de Tite no Mundial será no dia 24 de novembro, contra a Sérvia.
O jogo - O primeiro tempo foi marcado por uma ampla superioridade do Brasil. A primeira grande chance da Seleção Brasileira aconteceu logo aos quatro minutos, com Lucas Paquetá. O meia disparou pela direita e cruzou para Richarlison, que finzalizou por cima do gol.
Aos sete minutos, novamente o Brasil chegou. Neymar acionou Vini Jr. pela esquerda, que cruzou de forma rasteira para Paquetá finalizar. A bola passou perto da meta de Wollacott.
O primeiro gol do Brasil saiu aos nove minutos, com Marquinhos. O zagueiro do Paris Saint-Germain subiu mais que toda a defesa ganesa em cobrança de escanteio batida por Raphinha.
Aos 15 minutos, o Brasil quase ampliou. Vini Jr cruzou de três dedos para Raphinha, que livre, finalizou por cima. A equipe de Tite aumentou ainda mais seu ritmo após o gol inaugural, encurralando a seleção ganesa em seu próprio campo de defesa.
Aos 27 minutos, o Brasil enfim ampliou a vantagem. Neymar recebeu com espaço por dentro e serviu Richarlison, que bateu de primeira no canto de Wollacott.
No minuto 40, o time de Tite chegou ao terceiro gol. Neymar cobrou falta lateral na cabeça de Richarlison, que se adiantou e mandou a bola para o fundo das redes, anotando seu segundo tento.
Aos 42, Neymar serviu Paquetá com um passe que desmontou toda a defesa ganesa. O meia do West Ham finalizou em cima do goleiro de Gana e quase marcou o quarto para a Seleção.
Segundo tempo
Na segunda etapa, a Seleção Brasileira naturalmente abaixou o ritmo em relação aos primeiros 45 minutos de jogo. Gana voltou do intervalo melhor, recuperando mais bolas e trocando passes no campo de ataque.
Aos 11 minutos, Gana quase descontou. A.Ayew subiu no meio da defesa em cobrança de escanteio e cabeceou no travessão de Alisson.
Com as alterações feitas por Tite, o Brasil voltou a ter mais controle da posse, mas não acelerou tanto o ritmo como esperado.
Aos 30, Paquetá descolou cruzamento rasteiro pela direita, Raphinha se jogou na bola para completar, mas não alcançou. Seis minutos depois, Neymar conseguiu bonita jogada pela esquerda, conduziu para dentro, mas finalizou sem força para a defesa de Wollacott.
Aos 41, o Brasil quase marcou o quarto gol. Rodrygo arrancou pela esquerda e finalizou em cima do goleiro de Gana. No rebote, Matheus Cunha finalizou em cima de um defensor, perdendo grande chance.
Até o final da partida, o Brasil seguiu tendo o controle mas não chegou perto de transformar a vitória em goleada. Gana também não demonstrou poder de reação para descontar o placar.
FICHA TÉCNICA:
BRASIL 3 X 0 GANA
Local: Estádio Océane, Le Havre, França
Data: 23 de setembro (sexta-feira)
Hora: 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Mikael Lesage (FRA)
Auxiliares: Alexis Auger e Valentin Evrard (ambos da França)
Cartões amarelos: Casemiro, Neymar (Brasil); A.Ayew, Odoi (Gana)
GOLS: Marquinhos (9 minutos do 1º tempo) e Richarlison (28, 40 minutos do 1ª primeiro tempo)
BRASIL: Alisson; Militão, Marquinhos, Thiago Silva (Bremer) e Alex Telles; Casemiro (Fabinho), Paquetá (Everton Ribeiro) e Neymar; Raphinha (Rodrygo), Vini Jr. (Antony) e Richarlison (Matheus Cunha)
Técnico: Tite
GANA: Wollacott; Odoi (Lamptey), Amartey, Djiku, Rahman; Kudus (Kyereh), I Baba (Owusu); A.Ayew (Semenyo); J Ayew, Sulemana (Iñaki Williams); Gyan (Salisu)
Técnico: Otto Addo