Champions League terá sorteio da fase de liga com mudanças no regulamento
Essa é a segunda temporada com a fase de liga
O sorteio da Champions League 2025/26, que vai definir a chamada fase de liga, será realizado nesta às 13h (horário de Brasília), no Grimaldi Forum, em Mônaco. Essa será a segunda temporada em que a Uefa não usa mais a fase de grupos, e a competição também foi ampliada para 36 times.
Com o formato atual, cada uma das equipes jogará oito vezes contra adversários que serão conhecidos no sorteio de logo mais. O chaveamento será baseado em quatro potes e terá o mesmo formato da última temporada.
Os oito primeiros colocados se classificam diretamente para as oitavas de final, e quem ficar entre 9º e 24º se classifica para os playoffs. No mata-mata, todos os confrontos serão de ida e volta, com exceção da final, que será disputada no dia 30 de maio do ano que vem, na Puskas Arena, em Budapeste, na Hungria.
Mudanças de regulamento
Para essa temporada, a Uefa optou por fazer algumas mudanças no regulamento. A primeira delas é relacionada ao mando de campo em geral: um confronto não poderá acontecer na fase de liga por três temporadas seguidas com o mesmo mandante. Com isso, caso uma partida que tenha acontecido no ano anterior volte a acontecer na edição atual com o mesmo mando, ela só vai poder voltar a acontecer na próxima temporada, caso o visitante receba o terceiro jogo em seus domínios.
A outra mudança está relacionada à fase eliminatórias. Até a última temporada, todos os mandantes da ida eram definidos por meio de sorteio. No entanto, agora o melhor qualificado na fase de liga terá a possibilidade de receber o confronto decisivo.