Cerimônia de entrega da Bola de Ouro será comandada por Gullit
O ex-jogador holandês Ruud Gullit será encarregado de comandar a cerimônia de entrega da Bola de Ouro de 2011, premiação que será realizada no próximo dia 9 de janeiro em Zurique, afirmou nesta segunda-feira o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.
» Veja lista com os 20 brasileiros mais valiosos do mercado mundial
O anúncio foi feito em Paris, onde a Fifa confirmou, junto com a revista France Football, a identidade dos três finalistas ao prêmio: o português Cristiano Ronaldo, o argentino Lionel Messi e o espanhol Xavi Hernández. O atacante Neymar chegou a entrar nas listas preliminares, mas não foi incluído entre os finalistas.
Valcke acrescentou que também estão analisando a possibilidade de mudar o local da premiação nos próximas edições. Apesar da previsão de mudança, a Bola de Ouro continuará sendo entregue em uma cidade europeia.
"Queremos levar a Bola de Ouro para fora de Zurique. Poderia ser em Paris, Barcelona, Madri, Londres ou uma outra cidade. Ainda não sabemos, mas, em todo caso, continuará sendo na Europa", declarou o número dois da Fifa.
O prêmio Bola de Ouro foi criado em 1956 pela revista "France Football", que elegia seu próprio melhor jogador em uma cerimônia em Paris. Porém, desde o ano passado, a premiação foi unificada com o prêmio de melhor jogador da Fifa.
No entanto, a revista permanece com o direito de anunciar em sua sede a identidade dos três finalistas, assim como ocorreu nesta segunda-feira. Os correspondentes da "France Football" também participam da escolha do vencedor da mesma forma que os delegados Fifa.