Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Eleições 2024
Acompanhe a repercussão do 1º turno e a expectativa para o 2º turno

Futebol Internacional

Bolívia vence Chile fora de casa e acaba com jejum de 31 anos nas Eliminatórias

Seleção boliviana vence a primeira fora de casa no torneio desde 1993, soma segundo triunfo seguido e sobe na tabela

10 set 2024 - 20h05
(atualizado às 20h26)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Rodrigo Arangua/AFP via Getty Images - Legenda: Jogadores de Chile e Bolívia em disputa de bola nas Eliminatórias Sul-Americanas / Jogada10

A Bolívia está viva na briga por uma vaga na Copa do Mundo 2026. Nesta terça-feira (10), os bolivianos venceram o Chile por 2 a 1, fora de casa, e confirmaram o bom momento nas Eliminatórias Sul-Americanas. Foi o primeiro triunfo boliviano em Eliminatórias desde 1993. Algarañaz e Miguelito garantiram o triunfo no Estádio Nacional de Santiago, enquanto Vargas anotou o único e polêmico gol para os donos da casa. Isto porque o atacante do Atlético-MG aproveitou a queda do goleiro Lampe, que acusou uma grave lesão no lance, roubou a bola e foi sozinho para o fundo do gol. Os bolivianos reclamaram do chileno não ter respeitado o fair-play e o gol acabou sendo validado.

Dessa maneira, a Bolívia chegou à segunda vitória consecutiva nas Eliminatórias e segue viva na briga por uma vaga no próximo mundial. A seleção, que vinha de uma goleada por 4 a 0 sobre a Venezuela, venceu três das últimas quatro partidas e subiu para a sétima posição, com nove pontos. O sétimo lugar garante uma vaga na repescagem para o Mundial 2026.

Além disso, em caso de derrota da Venezuela, sexta colocada, para o Uruguai, também nesta terça-feira, os bolivianos encerram a rodada na sexta posição.

Por outro lado, o Chile vive um péssimo momento na competição. Isto porque os chilenos chegaram ao quinto jogo consecutivo sem vitória e aparecem na penúltima posição, com apenas cinco pontos.

O volante Erik Pulgar, do Flamengo, foi titular na seleção chilena, mas não conseguiu evitar mais um resultado negativo. Além disso, Jean David, reforço do Vasco nesta janela de transferências, entrou aos 14 minutos do segundo tempo e até conseguiu dar mais intensidade ao ataque dos donos da casa. No entanto, não foi o suficiente para evitar a derrota.

O jogo

Um primeiro tempo animado no Estádio Nacional de Santiago. Os bolivianos abriram o placar logo aos 12 minutos, em boa jogada coletiva que terminou com o gol de Algarañaz. No entanto, os chilenos conseguiram o empate aos 38, com um gol polêmico marcado pelo atacante Vargas. O jogador do Atlético-MG roubou a bola enquanto o goleiro Lampe acusava uma grave lesão e, com o gol vazio, colocou a bola para o fundo da rede. Apesar do gol chileno, a Bolívia voltou a ficar na frente do placar no minuto seguinte, em outra boa jogada coletiva, que terminou em gol de Miguelito.

Na volta do intervalo, o Chile pressionou em busca do empate, enquanto os bolivianos se fecharam na defesa. No entanto, o jogo ficou mais pegado no meio de campo e, apesar das tentativas chilenas, poucas chances claras de gol foram criadas. Dessa maneira, o placar de 2 a 1 prevaleceu até o apito final e os bolivianos conquistaram um grande resultado em Santiago.

Chile 1×2 Bolívia

8ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo 2026

Data e horário: terça-feira, 10/09/2024, às 18h (de Brasília)

Local: Estádio Nacional de Chile, em Santiago (CHI)

Chile: Arias; Isla, Catalán, Paulo Díaz e Suazo; Erik Pulgar, Darío Osorio (Tapia, aos 15′ do 2t), Palacios e Dávila (Jean David, aos 14′ do 2t); Brereton Díaz (Vicente Pizarro, aos 34′ do 1t) e Vargas. Técnico: Ricardo Gareca.

Bolívia: Lampe (Viscarra, aos 45′ do 1t); Diego Medida, Haquín, Marcelo Suárez e José Segredo; Villamíl, Robson Matheus, Ervin Vaca e Fernández; Miguelito (Yomar Rocha, aos 21′ do 2t) e Algarañaz. Técnico: Oscar Villegas.

Gols: Algarañaz, aos 12′ do 1t (0-1); Vargas, aos 38′ do 1t (1-1); Miguelito, aos 45′ do 1t (1-2)

Árbitro: Juan Benítez (PAR)

Auxiliares: Eduardo Cardoso (PAR) e Milciades Saldivar (PAR)

VAR: Juan López (PAR)

Cartões amarelos: Paulo Díaz, Erick Pulgar, Catalán (CHI); Robson Matheus, Marcelo Suárez, Roberto Fernández (BOL)

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.

Jogada10
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade