AFA libera torcida visitante na Segunda Divisão argentina
A Associação do Futebol Argentino (AFA) anunciou nesta terça-feira que as torcidas visitantes poderão ter acesso aos estádios nas partidas válidas pelas divisões de acesso do futebol argentino. A mudança favorece principalmente o River Plate, que está na B Nacional.
A partir de agora, o clube tradicional da capital argentina terá a presença de sua torcida em todos os jogos da Segunda Divisão. Antes, a presença de torcedores visitantes era proibida por motivos de segurança.
No entanto, o presidente da AFA, Julio Grondona, anunciou que a segurança nos estádios será de responsabilidade dos clubes. Estes terão de entrar em contato com os agentes de segurança de suas respectivas regiões.
A mudança na regulamentação já era esperada desde que o River foi rebaixado. Popular em toda a Argentina, seria praticamente impossível impedir a entrada de torcedores do clube. Eles poderiam ter acesso aos estádios visitantes sem camisas, bandeiras ou qualquer artigo que os identificassem.
Foi exatamente isso que aconteceu no último sábado, em Mendoza. A vitória de 3 a 1 do River sobre o Independiente Rivadavia foi assistida por muitos torcedores do clube de Buenos Aires, inclusive por torcedores da facção barra-brava Los Borrachos del Tablón.