Após nove meses de negociação, Inter e construtora assinam contrato
- Cristiano Silva
- Direto de Porto Alegre
Após esperar por quase nove meses, Internacional e a construtora Andrade Gutierrez assinaram o contrato de parceria para o início das obras de reforma do Estádio Beira-Rio visando a Copa do Mundo de 2014. O evento da assinatura do contrato aconteceu no salão nobre do conselho deliberativo do clube e contou com a presença de autoridades dos governos estadual e municipal, membros do COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014) e aproximadamente 300 conselheiros.
» Polêmicas, denúncias e títulos: relembre a era Teixeira
» "Fui subvalorizado nas vitórias"; leia carta de adeus
No lado de fora do salão foi colocado um telão para que o torcedor pudesse acompanhar a assinatura de contrato. A solenidade durou por aproximadamente uma hora e meia e no final. No momento da assinatura, uma bateria de foguetes foi acesa para comemorar o tão esperado momento.
O contrato assinado prevê a reforma do estádio segundo as normas técnicas da FIFA, a substituição do gramado com a modificação do sistema de drenagem, além de cobertura metálica, protegendo o torcedor das intempéries do tempo.
"Mais uma vez faremos história, somos o único clube do mundo a sediar por duas vezes o seu estádio para a Copa do Mundo (em 1950 o Estádio dos Eucaliptos, local onde o Inter jogava antes da construção do Beira-Rio, sediou dois jogos da Copa). Agradeço ao nosso torcedor pelo apoio neste período de indefinição e que graças a Deus acabou", festejou o presidente Giovanni Luigi.
Orçado em R$ 330 milhões, o projeto irá receber investimentos da Sociedade de Propósito Específico (SPE), sendo que o clube aportou parte dos recursos R$ 26 milhões, para amortização dos custos. A SPE irá buscar financiamento de específico para o BNDES para até 75% do valor da obra pelo programa Pro-Copa, específico para apoiar a iniciativa privada nas obras para o evento de 2014. A diferença será investida com recursos próprios da construtora.
"É com muito orgulho que estamos fazendo parte desta reforma, projetos desta envergadura exigem analises criteriosas, porém em nenhum momento desistimos de reformar o Estádio Beira-Rio. A palavra de ordem agora: Vamos trabalhar e vamos erguer o Estádio Beira-Rio", disse Otávio Azevedo, presidente da construtora Andrade Gutierrez.
Em contrapartida o Inter oferece para a construtora o direito de explorar por 20 anos as receitas relativas aos serviços e áreas estabelecidas do estádio: 121 camarotes e Sky Boxes; 5.000 cadeiras Vips; aproximadamente 6.000 m² de área comercial para locação; 3.000 vagas de estacionamento no edifício garagem; exploração de shows e eventos; e venda do marketing esportivo do estádio.
A construtora confirmou que as obras irão iniciar na próxima quarta-feira e o prazo de entrega esta marcado para dezembro de 2013.