Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Haaland, atacante do City, faz sessão de fotos lembrando figura de seus ancestrais nórdicos; veja

Jogador comando por Pep Guardiola retorna às origens para campanha que terá lucros revertidos para a caridade

29 set 2023 - 11h44
(atualizado em 29/9/2023 às 12h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Artilheiro do Manchester City, eleito melhor jogador da Uefa na última temporada e candidato ao prêmio de melhor jogador do mundo, Erling Haaland já é um astro do futebol mundial. Nesta semana, no entanto, o jogador se aventurou em um mundo longe dos gramados e retornou às suas origens: posou como viking, figura histórica dos países nórdicos. As fotos do atacante custarão R$ 250 mil aos interessados.

Haaland, nascido na Inglaterra, mas com origem norueguesa, se vestiu de viking para um ensaio fotográfico feito pelo escocês David Yarrow. As fotos serão vendidas em edição limitada, com valores que chegam a 45 mil euros (cerca de R$ 250 mil) e o lucro revertido para a caridade. Essa foi uma das condições impostas pelo norueguês para que ele aceitasse realizar o ensaio. Além disso, foi convencido por seu pai, Alfie, ex-zagueiro do Manchester City.

As fotos foram tiradas na própria Noruega. Haaland se vestiu como um tradicional viking, utilizando casaco e botas de pele, além de um machado e escudo de guerras, que retratam a figura de um guerreiro norueguês. De acordo com Yarrow, que conduziu o trabalho, houve uma preocupação para que o atacante não se machucasse e, consequentemente, viesse a desfalcar o City e a seleção norueguesa.

View this post on Instagram

A post shared by Cam Yarrow (@camyarrow)

"Nós usamos botas de borracha feitas especialmente para Haaland, porque nesses fiordes" - nome dado a um longo e estreito braço de mar que recorta uma porção de montanhas e morros na Noruega - "há uma porção de pequenas conchas. Elas podem ser bem afiadas e não queríamos que ele escorregasse. Precisei guiá-lo pela mão para dentro da água", afirmou o fotógrafo ao jornal The Times.

O lucro será revertido a instituições de caridades escolhidas por Haaland. Nas fotos, o jogador é visto com o cabelo solto, algo incomum nas partidas que disputa. Geralmente, ele fica com seus fios presos, para que não tenha a visão atrapalhada ou dificultada. Cameron Yarrow, filho do fotógrafo, também registrou o trabalho de seu pai e os bastidores com o atacante.

"Não foi a decisão mais difícil jogar com o tema Viking, porque é difícil pensar em outro esportista no mundo que pudesse usar esse visual com mais naturalidade", afirmou David Yarrow. Em sua primeira temporada no Manchester City, Haaland ajudou o clube a conquistar a tríplice coroa - Campeonato Inglês, Copa da Inglaterra e Champions League - e foi artilheiro da temporada, com mais de 50 gols.

Confira o relato completo do fotógrafo

Haaland. Não há jogador de futebol mais relevante no mundo do que Erling Haaland e, dado o apelo global do futebol, isso faz dele o esportista mais relevante do mundo. Com apenas 23 anos, ele também tem muitos anos pela frente para continuar a quebrar recordes de gols na mesma velocidade feroz que caracterizou seu início de carreira. Ele é verdadeiramente único e uma sensação global.

Tive a sorte de, devido aos nossos laços profundos na Noruega, Erling ter sido contatado e incentivado a passar algum tempo comigo durante uma recente pausa internacional no seu país de origem. Há muitas pessoas a quem agradecer por esta colaboração finalmente ter acontecido, ninguém, mais ainda, do que o seu pai - Alfie - que gostou da ideia de que poderíamos levar uma imagem que arrecadasse dinheiro para causas importantes na Noruega.

Eu estava ciente da oportunidade que isso representava e trabalhamos em uma narrativa que abraçasse a presença física de Erling e o visual nórdico distinto. Não foi a decisão mais difícil jogar com o tema Viking, porque é difícil pensar em outro esportista no mundo que pudesse usar esse visual com mais naturalidade.

Ao entrarmos no fiorde naquela tarde, caminhamos com muito cuidado - passo a passo de bebê - até que ele chegasse até a cintura, o que, claro, fica mais longe do mar do que a maioria.

Tive o meu momento e a luz, à medida que a nuvem baixa se dissipou, tornou-se cada vez mais amável. Durante toda a filmagem, ele foi totalmente engajado e charmoso com todos. Aguardo com expectativa a reação que esta fotografia receberá e o dinheiro que irá arrecadar nos próximos anos. Estou bem consciente do privilégio que me foi concedido naquele domingo em Oslo.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade