Grêmio confirma o português Luís Castro como novo técnico
O Grêmio confirmou na noite desta sexta-feira a contratação de Luís Castro como novo técnico do clube. O treinador português, de 64 anos, assinou contrato por duas temporadas, com validade até o fim de 2027, e chega acompanhado de uma comissão técnica formada majoritariamente por profissionais de Portugal.
Esta será a segunda experiência de Luís Castro no futebol brasileiro. Entre 2022 e 2023, ele comandou o Botafogo, onde teve bom início de trabalho e conquistou a Taça Rio antes de deixar o clube no meio da temporada para aceitar uma proposta do Al-Nassr, da Arábia Saudita. No clube saudita, trabalhou ao lado de Cristiano Ronaldo.
O acerto com o Grêmio vinha sendo costurado durante a semana. O anúncio oficial foi feito nas redes sociais do clube com referências aos tradicionais azulejos portugueses, em alusão à origem do novo comandante.
LUÍS CASTRO É TRICOLOR! 🇪🇪 O treinador português chega ao Imortal para escrever um novo capítulo da nossa história. Ele traz na bagagem muita experiência, conhecimento de futebol e ambição por conquistas. Seja bem-vindo, mister! 💙
Leia mais em https://t.co/0gCzmPgHlD pic.twitter.com/g00mJOMywB
— Grêmio FBPA (@Gremio) December 12, 2025
Luís Castro chega ao Tricolor acompanhado pelos auxiliares Vítor Severino e Pedro Mané, pelo preparador de goleiros Daniel Correia, pelo analista de desempenho Nuno Baptista e pelos preparadores físicos Nuno Cerdeira e Roberto Júnior, conhecido como Betinho, único brasileiro da comissão.
Natural de Vila Real, em Portugal, o comandante iniciou sua trajetória como treinador em 1998 e construiu carreira sólida no futebol europeu antes de ganhar projeção internacional. Entre seus principais trabalhos estão passagens pelo Porto B, Shakhtar Donetsk (onde conquistou o Campeonato Ucraniano), Al-Duhail, Al-Nassr e, mais recentemente, o Al-Wasl, dos Emirados Árabes.
Com a contratação, o Grêmio, que conta com uma nova direção, aposta em um perfil experiente e internacional para liderar o projeto esportivo das próximas temporadas. Luís Castro se torna apenas o segundo treinador europeu da história a comandar o clube, mais de 70 anos após a passagem do húngaro László Székely.
A apresentação do técnico ao clube deve acontecer apenas no começo de janeiro, quando a equipe dará inicio aos trabalhos de pré-temporada em Porto Alegre.