Estêvão e mais dois brasileiros estão entre os sub-20 mais promissores do mundo; veja lista
Lamine Yamal, do Barcelona, lidera ranking produzido pelo Observatório do Futebol neste ano
Estêvão, do Chelsea, é o brasileiro mais promissor no ranking sub-20 do Observatório do Futebol, ocupando a 4ª posição; Rayan, do Vasco, e Pedrinho, do Zenit, completam a lista dos brasileiros no top 20.
Estêvão é o brasileiro mais promissor do mundo, segundo ranking do Observatório do Futebol (CIES). O atacante do Chelsea está na quarta posição dentre os jogadores sub-20 com maior potencial da atualidade. Ele está acompanhado pelos compatriotas Rayan, do Vasco, e Pedrinho, do Zenit. Lamine Yamal, do Barcelona, lidera o levantamento.
Para chegar aos resultados, o CIES calcula a média entre dois valores: um índice de desempenho calculado a partir de dados de jogos e um índice de experiência, levando em consideração os minutos jogados, ponderados pelo nível esportivo das partidas em cada liga do mundo.
Rayan e Pedrinho aparecem no final do top 20, na 18ª e 20ª posição, respectivamente. Na última rodada do Brasileirão, em duelo com o Corinthians, o atacante do Vasco chegou a ser criticado pelo técnico Fernando Diniz à beira do campo, que reclamou de erros do jogador ainda no primeiro tempo. Ele marcou um dos gols do clube cruz-maltino na derrota por 3 a 2, em São Januário.
Além dos brasileiros, Lamine Yamal, do Barcelona, lidera o estudo, seguido pelo companheiro de Barcelona, Pau Cubarsí, e Warren Zaïre-Emery, do Paris Saint-Germain. Na quinta posição, logo atrás de Estêvão, aparece Franco Mastantuono, revelação do River Plate e recém vendido ao Real Madrid.
Confira o top 20 completo do CIES
- Lamine Yamal (Barcelona)
- Pau Cubarsí (Barcelona)
- Warren Zaïre-Emery (PSG)
- Estêvão (Chelsea)
- Franco Mastatuono (Real Madrid)
- Jorrel Hato (Chelsea)
- Roger Fernandes (Braga)
- Myles Lewis-Skelly (Arsenal)
- Geovany Quenda (Sporting)
- Elías Montiel (Pachuca)
- Givairo Read (Feyenoord)
- Jesús Rodríguez (Como)
- Mamadou Sarr (Strasbourg)
- Jobe Bellingham (Borussia Dortmund)
- Ethan Nwaneri (Arsenal)
- Andrija Maksimovic (RB Leipzig)
- Lucas Bergvall (Tottenham)
- Rayan Vitor (Vasco)
- Rodrigo Mora (Porto)
- Pedrinho (Zenit)