Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estaduais

Confira mais 9 casos de "nepotismo" no futebol

16 abr 2010 - 10h06
Compartilhar
Dassler Marques

Nicolas, o irmão de Felipe Melo (ver links relacionados), luta nos próximos anos para não fazer parte de uma lista desagradável. Nomes como Espíndola, Cláudio Valdívia e Juninho Tardelli ficaram marcados por um certo nepotismo.

Muitas vezes se aproveitando até do sobrenome do irmão famoso, eles arrancaram oportunidades em clubes de relevo do futebol brasileiro. O caso mais curioso é do Botafogo, que na década de 90 abrigou simultaneamente os irmãos de Wilson Gottardo e Túlio Maravilha, respectivamente Gérson Gottardo e Télvio Guerreiro.

Espíndola - irmão do goleiro Julio Cesar

Quatro anos mais velho que o irmão famoso, o atacante Espíndola foi revelado pelo Botafogo e ainda jogou pelo Vasco. Também conhecido como Pardal, ele marcou um gol em Julio, atuando pelo Bangu, durante o Carioca de 2001. O irmão ajudou e, em 2002, Espíndola foi contratado pelo Flamengo com um contrato de seis meses - jogou nove partidas, marcou três gols, e foi dispensado antes do fim do vínculo.

Gustavo - irmão do meia Marquinhos

Marquinhos, hoje no Santos, é considerado um dos grandes ídolos em toda a história do Avaí. Apesar de ter partido da Ressacada no último ano, o meia deixou um legado: Gustavo, seu irmão cinco anos mais novo, integra com pouco destaque o elenco profissional dirigido por Péricles Chamusca. Admira tanto Marquinhos que até já raspou o cabelo em homenagem ao ex-capitão do clube avaiano.

Claudio Valdívia - irmão do meia Jorge Valdívia

No auge de sua popularidade no Palestra Itália, Valdívia conseguiu convencer o clube a contratar seu irmão Claudio. Ele estava insatisfeito no Audax Italiano e assinou contrato de cinco meses. Além de integrar o Palmeiras B, Claudio Valdívia também teve uma rápida passagem pelo Barueri, mas jamais convenceu Vanderlei Luxemburgo de que merecia uma chance no time de cima.

Juninho Tardelli - irmão do atacante Diego Tardelli

O currículo com passagens pelo Marcílio Dias-SC e pelo Tigres-RJ foi suficiente para animar o Atlético-MG a contratar o atacante Juninho Tardelli, irmão mais velho do ídolo Diego, em outubro de 2009. Ele assinou mas foi emprestado para a Tombense-MG e, em seguida, para o Juventus-SC. Wendel, o irmão mais jovem de Diego Tardelli, atua nas categorias de base atleticanas.

Delani - primo do meia Kaká

"Hoje sou conhecido como o primo do Kaká, mas logo ele é que será conhecido como o primo do Delani". Foi mais ou menos assim, sem muita modéstia, que se apresentou o atacante que jogou em 2004 no Botafogo. Depois de rodar o Brasil e o mundo, inclusive Suécia e Dinamarca, ele hoje atua no futebol chinês.

Digão - irmão do meia Kaká

Quando o Milan levou Kaká do São Paulo, o zagueiro Digão, das categorias de base, também foi na bagagem. Suas exibições pelo clube italiano não somam dois dígitos, mas ele conseguiu espaço no Rimini, também italiano, no Standard de Liège, da Bélgica, e mais recentemente no pequeno Lecce, segunda divisão da Itália.

Télvio Furacão - irmão do atacante Túlio Maravilha

Uma versão não confirmada diz que Túlio, em 1995, fez uma série de exigências para ficar no Botafogo. Entre elas, a contratação de seu irmão quase gêmeo chamado Télvio Furacão. Também atacante, ele não deixou saudades, apesar de ainda ter atuado no Fluminense, na Francana e nos goianos Aparecidense e Goiatuba. Se o irmão famoso ainda atua em busca do gol mil, Télvio já pendurou as chuteiras há uma década.

Gérson Gottardo - irmão do zagueiro Wilson Gottardo

Curiosamente, não foi só Túlio que emplacou um irmão no Botafogo daquela época. Gérson Gottardo, irmão de Wilson, zagueiro e ídolo ainda no Cruzeiro, compôs o elenco botafoguense em meados da década de 90.

Renato Dracena - irmão do zagueiro Edu Dracena

Hoje empresário de Edu, Renato é um ano mais velho que o irmão mas parou de jogar já há cinco temporadas. Suas passagens mais expressivas foram pelo América-MG e pela Portuguesa Santista.

Delani primo do Kaká Marília 301x401
Delani primo do Kaká Marília 301x401
Foto: Gazeta Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra