Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Campeonato Gaúcho

Luxemburgo briga com gandula, é expulso e assume culpa

29 abr 2012 - 19h18
(atualizado às 20h45)
Compartilhar
Mauricio Tonetto
Direto de Porto Alegre

Em um clássico marcado pelo equilíbrio e disputa intensa entre Internacional e Grêmio, o técnico Vanderlei Luxemburgo foi o principal personagem da derrota da equipe tricolor por 2 a 1 e do adeus ao Campeonato Gaúcho. Visivelmente descontrolado, ele envolveu-se em uma briga com um gandula no 2º tempo, durante a reposição rápida de uma bola em escanteio cobrado por Dátolo, e acabou expulso.

» Quanto você pagaria para contratar jogadores? Veja preços e vote

O Grêmio, que perdia por 1 a 0 e entrou ligado na segunda etapa, empatando com o zagueiro Werley, foi pressionado e não resistiu após seu comandante deixar o campo. Até então, o time tricolor dominava o jogo e empurrava o Inter. Mas a expulsão de Luxemburgo incendiou o Beira-Rio, motivou os jogadores colorados e mudou a cara da partida. Luxemburgo ouviu o gol de Fabrício, aos 33min, do vestiário, e despediu-se do campeonato longe de sua equipe. "Claro que me arrependo, sou culpado", disse ele depois.

"Não tenho nada a reclamar do Inter, foi um jogo parelho. Só lamento esse tipo de coisa, que não precisa no futebol. Treinar gandula para repôr a bola não leva a lugar nenhum", queixou-se o treinador. Ele ainda criticou o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Noveletto, que poderia "prevenir isso". "Se o Noveletto não quisesse um tumulto, ele deveria colocar mais pessoas da Federação na linha de fundo, onde há o escanteio. Claro que me arrependo, sou culpado. É duro, você se prepara emocionalmente e está ali com a adrenalina a mil, e se envolve com pessoas de fora. Quem tinha que prevenir isso é o Noveletto e a comissão de arbitragem", afirmou.

Irritado com a atitude de Luxemburgo, o presidente do Grêmio, Paulo Odone, preferiu não criticá-lo publicamente. "Não gostei do episódio dos gandulas. Acabou sendo preciso uma intervenção do treinador para corrigir isso, que desiguala o futebol. Infelizmente, o treinador foi punido e é claro que isso nos desfavoreceu. O Internacional mereceu a vitória", lamentou.

A polêmica envolvendo o técnico tricolor não parou por aí. Antes mesmo dos times entrarem em campo, ele não havia liberado a escalação correta da sua equipe, causando tensão entre os dirigentes e comissão técnica do Inter. "Existem coisas ultrapassadas no futebol, mas alguns clubes ainda insistem em mantê-las. Futebol se ganha com competência, dignidade e bom trabalho", alfinetou o presidente colorado, Giovanni Luigi.

Fernandão proíbe acesso às cabines

Ao sair de campo, logo após a expulsão, Luxemburgo disse "são todos covardes". Ele foi proibido de assistir o restante do jogo nas cabines, a pedido do diretor técnico do Inter, Fernandão, que orientou os seguranças a levá-lo ao vestiário. Sem contato com o campo, o treinador viu os colorados perderam diversas chances e confirmar a vaga na final contra o Caxias.

Brigas e confusões

O clima quente de Luxemburgo também foi sentido nos 2 mil gremistas presentes ao clássico. Eles protagonizaram brigas e confusões antes e durante a partida do Beira-Rio. Em frente ao Estádio Olímpico, antes da saída da escolta policial, um grupo brigou entre si, conforme relatou o internauta Andreas Müller, no microblog Twitter: "Briga generalizada entre gremistas na frente do Olímpico. Uma pessoa armada. Carros estacionando no meio da rua e voltando na contra-mão".

Na chegada à casa do rival, os torcedores tricolores trocaram socos e pedras com colorados no Parque Marinha e entraram em confronto com a Polícia Militar, que teve de usar balas de borracha e cavalos para conter a confusão. Ao menos 15 pessoas foram detidas. Dentro do estádio, na metade do primeiro tempo, gremistas se agrediram na arquibancada, e dois acabaram presos.

Caxias espera Inter

O Gre-Nal 392, disputado neste domingo, no Estádio Beira-Rio, decidiu o título da Taça Farroupilha. O Inter está na final do Campeonato Gaúcho nos dias 6 e 13 de maio contra o Caxias, que derrotou o Grêmio no 1º turno, nos pênaltis. Com melhor campanha - 1 ponto à frente do adversário -, o Inter garantiu a vantagem de definir as finais em casa.

O retrospecto dos quase 103 anos de Gre-Nal prevaleceu neste domingo. Em 340 partidas disputadas em Porto Alegre, com a deste domingo, o mandante ganhou 132 vezes, contra 104 do visitante.

Campeonato Paulista - Série A2
O Terra, maior empresa de Internet da América Latina, exibe ao vivo os jogos da Série A2 do Campeonato Paulista, uma das mais respeitadas e tradicionais competições do País. As partidas são narradas por Marcelo do Ó e comentadas por Ary Pereira Junior e Bruno Prado. Os internautas podem conferir tabelas, classificação e notícias do torneio, além de participar das transmissões por meio de comentários e mensagens via redes sociais.

Bola parada e vacilada de ex-são-paulino decidem Grenal:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra