De camisa nova, Grêmio vence sem brilho com gol de William
Em noite na qual a festa começou antes mesmo do início da partida, com modelos apresentando o novo uniforme, o Grêmio fez apenas o necessário para vencer. Sem brilho, a equipe, que novamente poupou vários de seus titulares, bateu o Porto Alegre por 1 a 0, graças a um solitário gol do atacante William logo no início da partida.
As estratégias de jogo de Grêmio e Porto Alegre ficaram evidentes logo no início da partida. O dono da casa com a iniciativa das jogadas, e o Porto Alegre apenas aguardando para tentar os contra-ataques rápidos.
O primeiro gol do Grêmio saiu antes dos 10 minutos iniciais. Após boa jogada de Jonas pela direita, a bola chegou na área para funcionar a nova dupla de atacantes gremistas. Bem posicionado, William recebeu bom cruzamento de Jonas para completar, de cabeça, para o gol, o seu primeiro desde que deixou o Avaí.
O Grêmio continuou pressionando e a superioridade técnica revelava-se nas oportunidades de gol. O Porto Alegre raramente passava do meio, enquanto que o Grêmio, através de William, Hugo e Ferdinando, finalizava para o gol defendido por Marasca.
Apesar da diferença entre os times, o time de Assis quase chegou ao empate aos 21min. O zagueiro André Ribeiro, do Porto Alegre, subiu mais alto que a defesa Tricolor, após cobrança de falta, mas cabeceou por cima da trave de Victor.
A equipe do técnico Silas tentou ampliar o placar ainda no primeiro tempo, mas parou na falta de pontaria dos atacantes e na marcação do Porto Alegre, que congestionou o meio-campo e parou as jogadas, na maioria das vezes, com faltas.
O segundo tempo começou mais movimentado. Hugo, assumindo a responsabilidade de principal referência do time, criava as melhores oportunidades para o Grêmio ampliar.
A torcida começou a ficar impaciente com a ineficiência do time e ensaiou vaias quando Silas fez uma troca simples de Willian Magrão por Adílson, aos 16min da etapa complementar. Depois, aos 24, mais vaias. A torcida mais uma vez chamou o técnico de burro ao ver a troca de William pelo garoto Mythuê.
Aos 26min, o Grêmio foi salvo por um impedimento. Corretamente assinalado, a posição irregular de Alex Moraes impediu que o Porto Alegre empatasse o jogo.
Aos 39 do segundo tempo, o atacante Jonas quase contou com a colaboração do goleiro Marasca para marcar o segundo gol. Ele chutou de fora da área e a bola passou por baixo do goleiro do Porto Alegre, que só conseguiu segurá-la quando estava sobre a linha do gol. A partida terminou no magro 1 a 0 e a torcida não aprovou a atuação. Após o apito final do jogo, as vaias ecoaram das arquibancadas.
Mesmo sem uma grande exibição dos mandantes, a noite ao final foi de festa no Estádio Olímpico. Antes de a bola rolar, foi enfim apresentado o novo uniforme do Grêmio. Após muito mistério, a camisa de número um, com as tradicionais cores azul, branca e preta, tem apenas uma grande novidade: as listras mais largas que de costume.
Com o resultado, o Grêmio se mantém com somente uma derrota nos 13 jogos disputados pelo Campeonato Gaúcho, no qual ganhou todos os seus últimos sete compromissos. Campeão do primeiro turno, o time lidera com seis pontos o seu grupo na segunda etapa, a Taça Fábio Koff. Lanterna, o Porto Alegre, que estreou seu terceiro treinador na competição, Luís Zaluar, conheceu a segunda derrota e segue na luta contra o rebaixamento.
A vitória ainda representou um recorde, já que agora o clube tricolor não perde no Olímpico há 47 jogos, um a mais na comparação com a marca que o Internacional obteve na década de 1970.
FICHA TÉCNICA
Grêmio 1 x 0 Porto Alegre
Gol
Grêmio: William, aos 7min do 1º tempo
Ponto Forte do Grêmio
Jogadas com Jonas, que deu a assistência para o gol e arriscou chutes de fora da área
Ponto Forte do Porto Alegre
Sistema defensivo, que permitiu poucas chances de gol ao adversário
Ponto Fraco do Grêmio
Ímpeto: apesar do grande retrospecto em casa, não soube pressionar o adversário
Ponto Fraco do Porto Alegre
Ataque, que só incomodou goleiro Victor nos acréscimos da partida
Personagem do jogo
William, que marcou pela primeira vez como jogador gremista
Esquema Tático do Grêmio
4-4-2
Victor; Edilson, Mário Fernandes, Rodrigo e Bruno Colaço; Ferdinando, William Magrão (Adilson), Maylson (Bergson) e Hugo; Jonas e William (Mithyuê). Técnico: Silas
Esquema Tático do Porto Alegre
4-4-2
Fábio; Jackson, André Ribeiro, Alex Moraes e Everton; Mineiro (Hugo), Caio, Dê e Thiago Correa (Muriel); Givaldo e Adão (Hyantony). Técnico: Luís A. Zaluar
Cartões amarelos
Grêmio: Rodrigo, William Magrão e Maylson
Porto Alegre: Jackson e Everton
Árbitro
Ronaldo Santos da Silva
Com informações da agência Lancepress!