Criciúma vence Brusque com gol no fim e fica em vantagem na final do Catarinense
O Criciúma tentou, pressionou, até que conseguiu vencer o Brusque na tarde deste sábado. O Tigre enfrentou o Quadricolor pelo jogo de ida da grande final do Campeonato Catarinense de 2023, no Estádio Heriberto Hulse, e saiu na frente com um gol de Lohan, no fim da partida.
Atuando em casa, o Criciúma foi superior durante todo o primeiro tempo e boa parte da etapa final. Após acertar a trave e martelar o goleiro Matheus Nogueira, o time conseguiu marcar o tento decisivo aos 49 minutos, após longa análise no VAR.
Ainda assim, o triunfo pelo placar mínimo deixa a decisão estadual completamente em aberto para o fim de semana que vem. Os times voltam a se enfrentar no próximo sábado, no Augusto Bauer, com mando do Brusque, às 16h30 (de Brasília), para saber quem fica com a taça.
VITÓRIAAAAA DO TIGRE!!! Nos primeiros 90min da final do Catarinense 2023, o Tigre sai na frente do placar com um gol de Lohan.#VamosTigre
Celso da Luz | Criciúma E.C. pic.twitter.com/6d6Y0xroju
— Criciúma E.C. (@CriciumaEC) April 1, 2023
Após retornar da segunda divisão, o Criciúma fez a quarta melhor campanha da primeira fase e passou por Avaí e Hercílio Luz nas eliminatórias. Agora, tenta conquistar o seu 11º título catarinense.
Já o Brusque tenta levantar o troféu pela terceira vez em sua história, o segundo de forma consecutiva. O Quadricolor, que até então estava invicto no torneio, despachou Concórdia e Barra antes de chegar à final.
Como foi o jogo?
O Criciúma começou a decisão com tudo e, por muito pouco, não abriu o placar com menos de um minuto. Logo após o apito inicial, Rodrigo lançou para a área, Claudinho ajeitou de primeira e Eder, ex-São Paulo, chutou, mas o goleiro Matheus Nogueira defendeu.
Aos três, o Tigre chegou mais uma vez, desta vez com Rômulo, que bateu cruzado dentro da área e acertou o travessão. O time da casa seguiu pressionando e assustou o Brusque novamente aos 18, quando João Pedro errou na saída de bola e Fabinho finalizou. A zaga do Quadricolor conseguiu travar e afastou o perigo.
A primeira chegada de perigo do Brusque aconteceu aos 23. Em cobrança de escanteio, o zagueiro Wallace chutou desequilibrado e parou nas mãos de Gustavo. Já aos 24, foi a vez de Fabinho arriscar a favor do Criciúma, mas Matheus Nogueira levou a melhor.
O Tigre ainda voltaria a levar perigo outras três vezes no primeiro tempo. Aos 28, Marcinho emendou uma pancada da intermediária e viu a bola passar à esquerda do gol. Depois, aos 31, Marcelo Hermes contou com sobra depois de escanteio e bateu rasteiro, tirando tinta da trave.
Eder quase marcou aos 36, em chute colocado que passou raspando a meta adversária. O atacante chegou mais uma vez aos 46, após fazer boa jogada pela direita e finalizar firme. Matheus Nogueira espalmou e evitou o gol.
O segundo tempo começou com boa chance para o Brusque. Aos 14, Alex Ruan escapou pela esquerda, cruzou e, após corta-luz de Cléo Silva, Guilherme Queiroz chutou por cima das traves. Já aos 16, Arilson tentou com o bico do pé, mas parou em Matheus Nogueira.
Aparentemente cansado, o Criciúma não pressionava com a mesma facilidade e via o rival assustar de novo, com 29 minutos, desta vez com Everton Bala, mas Gustavo se esticou e fez a defesa. Aos 30, Eder testou após cruzamento da esquerda, sem direção.
Aos 33, depois de um lateral na área do Tigre, Olávio girou e bateu rasteiro, obrigando Gustavo a fazer defesa de joelho para evitar o gol do Brusque.
Já aos 45 minutos, após uma jogada pelo centro do campo, a bola sobrou com Lohan, dentro da área. Ele, então, ajeitou e mandou para as redes. O tento foi analisado pelo VAR por cerca de quatro minutos, mas acabou sendo validado para a festa do Criciúma.