Del Nero vai até o fim do mandato, diz secretário da CBF
Em um intervalo de seus afazeres na sede da Confederação Brasileira de Futebol, o secretário-geral da entidade, Walter Feldman, recebeu a reportagem do Terra na segunda-feira para uma entrevista de 30 minutos. Apesar de admitir que a CBF vive sua pior crise institucional em 90 anos de história, o dirigente disse acreditar que o futebol brasileiro passa por um momento de transição necessário.
Mais do que isso, apontou o presidente Marco Polo Del Nero como a figura capaz de conduzir os rumos do futebol brasileiro, mesmo com a investigação do FBI sobre corrupção no futebol ainda em curso. Apesar de não ser citado no relatório até agora divulgado, o nome do atual presidente estaria entre os investigados. Feldman garantiu que Del Nero não vai renunciar ao cargo e tentou justificar a ausência do presidente no Congresso da Fifa realizado nesta segunda, em Zurique.
Veja a entrevista na íntegra:
Terra - Como senhor interpreta a atual crise na CBF?
Walter Feldman
- É um momento muito difícil, temos de reconhecer. Mas está havendo uma desproporção muito grande entre o que estamos fazendo de positivo e o noticiário negativo. Veem sempre alguma coisa errada, até nas coisas boas que têm sido feitas.
Terra - A ausência de Del Nero no congresso da Fifa não sinaliza um receio dele com relação às investigações do FBI?
Feldman -
Ele não tem nenhum receio. Está muito seguro. Ele é do Comitê Executivo da Fifa pela Conmebol, e não pela CBF. Ele me disse há dias que contava com os pares dele na Conmebol e, que se não houvesse necessidade, não iria mesmo (para a Suíça). E ele ponderou que seria mais importante ficar no Brasil.
Terra - Por quê?
Feldman -
Tem muita coisa aqui. Estamos estudando o que fazer quando a presidente Dilma Rousseff sancionar a MP do Futebol, e a própria CPI do Senado requer discussões internas, até porque envolve CBF, COL (Comitê Organizador da Copa de 2014), e Copa do Mundo. Além disso, tem o dia a dia da CBF, que é muito intenso. Problemas que surgem e têm de ser logo resolvidos. Clubes que pedem adiantamentos dos direitos de transmissão, que vêm aqui resolver pendências da ordem de registro de atletas, visitas não programadas, etc.
Terra - Del Nero vai cumprir o mandato dele?
Feldman -
Certamente. Ele vai até o fim do mandato. Está tranquilo quanto a isso.
Terra - Algumas federações já ensaiam um pedido de renúncia dele...
Feldman -
Num sistema democrático, é bom que haja oposição. Se não houvesse, eu estranharia. Existe um momento de dificuldade, e nessas horas acende a esperança de quem quer chegar ao poder. Agora, esqueça essa de renúncia. Isso jamais vai acontecer.
Terra - Qual o papel de Marco Polo Del Nero no futebol do País?
Feldman -
Ele é a figura mais habilitada para fazer a transição do futebol brasileiro, para torná-lo moderno, mais dinâmico. Eu estou convencido de que ele vai impulsionar a democracia no nosso futebol.