Daronco usa 'DOGSO' para expulsar Barboza em Botafogo x Flamengo; veja transcrição do VAR
Termo em inglês refere-se a oportunidade clara de gol, que, neste caso, não foi concluída por causa de puxão de camisa em Pedro
Alexander Barboza foi expulso na reta final do primeiro tempo do clássico entre Botafogo e Flamengo do último sábado, 14, pela 5ª rodada do Brasileirão. Apesar de já ter cartão amarelo antes do momento em que foi pro vestiário mais cedo, o zagueiro recebeu o vermelho direto por ter cometido 'DOGSO', segundo Anderson Daronco na revisão no VAR.
O termo é uma sigla em inglês para "Negação de Oportunidade Óbvia de Gol" e foi utilizado como argumento pelo árbitro porque o atleta alvinegro puxou a camisa de Pedro quando ele recebeu passe de Samuel Lino e caminhava para entrar cara a cara com o goleiro Raul. Inicialmente, a falta não foi marcada por impedimento, mas o centroavante rubro-negro estava em condição.
Logo após a marcação de fora de jogo, Daronco esperou para autorizar o reinício para o VAR traçar as linhas. Assim, ele foi chamado ao vídeo pela equipe chefiada por Rodrigo D'Alonso para analisar a infração de Barboza, que seis minutos antes, já havia sido amarelado por outra falta em Pedro.
"Daronco, agora a gente vai analisar o possível DOGSO, tá? Ele não estava em posição de impedimento. O puxão é claro", comunicou a arbitragem de vídeo ao juiz em transcrição divulgada pela CBF, e ele atendeu ao pedido de revisão.
"Eu vejo uma foto onde eu vejo um puxão de camiseta. Um pouco mais perto, ok. Põe a dois, eu quero algo mais próximo para ver esse puxão. Eu vejo o puxão, eu quero ver em velocidade normal. Volta de novo, eu quero ver a posição do outro defensor", analisou o árbitro da federação gaúcha.
"Vocês checaram o APP? O jogador está em uma posição legal?", questionou Daronco, sobre a condição de jogo de Pedro, que o VAR confirmou. "A minha decisão será voltar com falta e cartão vermelho para o defensor por 'DOGSO', por puxar a camiseta", decretou.
Barboza ficou indignado com a expulsão e não poupou palavras ao árbitro em campo, que registrou na súmula que foi chamado de "desastre" e "cagão", com o zagueiro retrucando que não havia sido falta. Daronco informou, ainda, que o jogador esperou a arbitragem passar pela zona mista do estádio para proferir mais xingamentos.
O jogo entre Botafogo e Flamengo terminou em 3 a 0 para o time rubro-negro, que soma a terceira vitória em dois jogos com o Leonardo Jardim e segue sem tomar gols sob o comando do novo técnico. O time de Martín Anselmi, por sua vez, segue em momento turbulento, na zona de rebaixamento do Brasileirão e eliminado precocemente na Libertadores.
Comentários
As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.