Cristiano Ronaldo é eleito melhor jogador do ano pela segunda vez
Um Cristiano Ronaldo choroso foi eleito nesta segunda-feira o melhor jogador de futebol do mundo pela segunda vez, o que impediu que seu rival Lionel Messi levasse o prêmio pelo quinto ano consecutivo.
O atacante de Portugal e do Real Madrid estava tão tomado pela emoção que mal conseguia concluir seu discurso de agradecimento.
"Primeiramente, quero agradecer a todos os meus colegas do Real Madrid e da seleção nacional", disse Ronaldo, que chorou ao receber o prêmio.
"Sem o esforço de todos isto não teria sido possível. Eu estou muito feliz, é muito difícil conquistar este prêmio.
"A todos que se envolveram comigo de um modo pessoal, eu tenho de agradecer. Minha esposa, meus amigos, meu filho. É um momento tremendamente emotivo. Tudo o que posso dizer é agradecer a todos vocês que estiveram envolvidos."
O argentino Messi, prejudicado por contusões no Barcelona no ano passado, terminou em segundo na classificação, oficialmente conhecida como Bola de Ouro da Fifa. O francês Franck Ribéry ficou em terceiro.
Jupp Heynckes, agora aposentado, foi eleito o treinador do ano, pois sua equipe, o Bayern de Munique, ganhou a Liga dos Campeões, a Bundesliga (campeonato alemão) e a Copa da Alemanha, uma conquista sem precedentes.
Cristiano Ronaldo obteve o título com 1.365 pontos, à frente de Messi, com 1.205, e Franck Ribéry, com 1.127.
Os votos são depositados pelos capitães e treinadores das 209 seleções nacionais - embora a Fifa tenha informado que somente 184 delas tomaram parte na pesquisa -, mais 173 representantes da mídia selecionados.
Cristiano Ronaldo também foi escolhido o Jogador do Ano pela Fifa em 2008, antes de Messi começar sua sucessão de quatro premiações.
Em 2010 e 2011, houve a junção do prêmio com o Ballon D'Or , entregue previamente pela revista France Football.
Embora Ronaldo não tenha conquistado nenhum grande campeonato na última temporada, ele não parou de fazer gols.
O jogador de 28 anos tem 20 tentos marcados no Campeonato Espanhol pelo Real Madrid, na atual temporada, e conquistou um recorde na fase de grupo Liga dos Campeões, ao marcar nove vezes.
O ponto alto do ano, contudo, foi com a seleção portuguesa, quando ele fez três gols e praticamente garantiu a vitória sobre a Suécia na repescagem da Copa do Mundo, classificando Portugal para o torneio no Brasil.
Ao lado de Cristiano Ronaldo, no time do ano foram eleitos Manuel Neuer no gol, Philipp Lahm, Sergio Ramos, Thiago Silva e Dani Alves na defesa, meio de campo Andrés Iniesta, Xavi e Ribéry com Zlatan Ibrahimovic e Messi no ataque.
Ibrahimovic ganhou o prêmio de melhor gol do ano, num amistoso contra a Inglaterra.
A goleira alemã Nadine Angerer foi eleita a Jogadora do Ano, no futebol feminino.
Pelé recebeu um "Prêmio de Honra" da Fifa, uma homenagem especial pelas realizações em toda sua carreira.