Costa do Marfim "aposenta" Kidiaba e vai à final na África
A seleção de Costa do Marfim se classificou pela quarta vez na história para a final da Copa Africana de Nações ao vencer a República Democrática do Congo por 3 a 1, nesta quarta-feira, em Bata, na Guiné Equatorial.
Campeões em 1992 e vices em 2006 e 2012, a Costa do Marfim vai em busca de um título para coroar a grande geração formada pelos irmãos Kolo e Yaya Touré, Salomon Kalou, Gervinho e Drogba, este último fora do torneio.
Entre os congoleses, a eliminação representou o fim de uma era: a aposentadoria do goleiro Kidiaba. Um dos carrascos do Internacional no Mundial de Clubes de 2010 defendendo o TP Mazembe, o arqueiro de 39 anos já havia anunciado que deixaria a seleção após a competição.
Yaya Touré abriu o placar no Estádio de Bata, aos 20min do primeiro tempo, com um chute forte da entrada da área. Quatro minutos depois, Bailly colocou a mão na bola, e o árbitro deu pênalti para RD Congo. Mbokani converteu.
Ainda antes do intervalo, aos 41, pouco depois de ter acertado o travessão, Gervinho recolocou os marfinenses à frente com um tiro cruzado. Na etapa final, aos 23min, Yaya Touré cobrou escanteio e Kidiaba defendeu a cabeçada de Aurier, mas Kanon aproveitou o rebote e estufou a rede. Na final do próximo domingo, Costa do Marfim jogará contra Guiné Equatorial ou Gana. Os donos da casa e os 'Estrelas Negras' medirão forças nesta quinta em Malabo.