Corinthians x Red Bull Bragantino: CBF divulga áudio do VAR em pênalti pôlemico
No campo, o árbitro não marcou a penalidade inicialmente, mas mudou a interpretação ao ser chamado pela cabine do VAR e rever o lance.
A CBF divulgou o vídeo da análise do pênalti marcado para o Red Bull Bragantino contra o Corinthians, após intervenção do VAR. A partida aconteceu na Neo Química Arena, neste domingo (13), e foi válida pela 13ª rodada do Brasileirão.
O lance ocorreu aos 26 minutos do primeiro tempo, quando Vinicinho invade a área e, ao tocar a bola com a cabeça, foi interceptado por Cacá. O zagueiro do Corinthians estende a perna e depois a recolhe, pondo em dúvida se houve o contato ou não com o atacante.
No campo, o árbitro Bruno Arleu não marcou pênalti, e reafirmou, em comunicação com o VAR, que Cacá se recolheu depois de estender a perna e que o contato com o atacante do Bragantino era inevitável. Ele repetiu o argumento antes de ser chamado pelo árbitro de vídeo Rafael Traci para rever o lance, com a recomendação de possível pênalti.
Bruno Arleu mudou a interpretação e apontou a marca da cal, revoltando os jogadores do Corinthians e o técnico Dorival Júnior. Na cobrança, Eduardo Sasha converteu a penalidade e abriu o placar para o Bragantino. O Corinthians chegou a empatar mas, com gol marcado aos 52 minutos da segunda etapa, o Massa Bruta saiu vitorioso do confronto por 2 a 1.
Confira o diálogo do VAR com o árbitro:
Árbitro: Eu não vi nada. Para mim, ele se recolhe todo. Na hora que ele vê, se recolhe todo. O contato é inevitável.
VAR: Segura que eu vou chegar.
Árbitro: Para mim não foi faltoso.
VAR: Ele chuta e atinge o braço e o peito do atacante. Para mim, acerta. Ele não pega a bola e acerta o corpo do jogador. Ele (atacante) cabeceia a bola e é impactado. O ponto de contato está na área. Arleu, vou te recomendar uma revisão por possível pênalti do Cacá.
VAR: No meio de campo não tem falta. Você vai ver que o jogador não recolhe, põe a perna e acerta o peito do jogador. Vou soltar o lance para você, tá?
Árbitro: Tá bom, ô Traci, vou voltar com tiro penal sem cartão, porque, para mim, é uma jogada imprudente do Cacá, ok?
VAR: Perfeito, concordo.