"Frango" de goleiro inglês entra na galeria das Copas; veja lista
- Dassler Marques
O temor dos ingleses se tornou realidade: um chute fraco de Clint Dempsey se transformou em uma nova falha de goleiros da seleção em jogos importantes.
Por falhas dos goleiros Paul Robinson e especialmente Scot Carson, ambos em jogos contra a Croácia durante as Eliminatórias, a seleção inglesa não conseguiu avançar à fase final da Eurocopa 2008. Por isso, antes do Mundial na África, se discutia qual deveria ser o titular de Capello: o jovem Hart, o experiente James ou Robert Green.
O frango no gol de Dempsey se tornou item obrigatório na lista de falhas na história das Copas. Confira a galeria:
1962 - Viliam Schrojf - gol de Vavá
Brasil 3 x 1 Checoslováquia
Na decisão da Copa no Chile, o Brasil vencia por 2 a 1 e o goleiro checoslovaco Schorjf tratou de dar uma ajuda, soltando cruzamento fácil nos pés de Vavá, que só empurrou para as redes, marcando em sua segunda final de Mundial consecutiva.
1982 - Osben - gol de Rummenigge
Alemanha Ocidental 4 x 1 Chile
É verdade que Rummenigge vivia uma tarde inspirada e acabou marcando três gols, mas o chileno Osben tratou de facilitar as coisas. Em chute fácil, o goleiro andino deixou a bola entrar e até o atacante alemão fez cara de surpreso.
1982 - Valdir Peres - gol de Bal
Brasil 2 x 1 Polônia
Ídolo do São Paulo, o goleiro Valdir Peres vacilou feio na estreia brasileira no Mundial de 82. Em um chute fácil de Bal, Peres foi enganado pelo quique da bola e quase atrapalhou os planos do Brasil, que só conseguiu a virada com Éder a três minutos do fim.
1990 - Pumpido - gol de Omam-Biyik
Camarões 1 x 0 Argentina
Mais um frango em estreia. Na Copa da Itália, os argentinos foram batidos por Camarões, que seria a sensação daquele Mundial. O gol veio em frango de Pumpido, que se atrapalhou em cabeçada de Omam-Biyik e botou para dentro. Não foi uma boa Copa para Pumpido, que quebrou a perna no jogo seguinte e perdeu os outros jogos.
1990 - Higuita - gol de Roger Milla
Camarões 2 x 1 Colômbia
Folclórico, Higuita ganhou fama de irresponsável graças a uma trapalhada em jogo decisivo. Nas oitavas de final em 90, errou ao sair jogando e viu Roger Milla colocar um país africano pela primeira vez entre os oito melhores do mundo.
1998 - Zubizarreta - gol de Lawal
Espanha 2 x 3 Nigéria
Em sua última Copa, o veterano Zubizarreta foi um dos responsáveis pela eliminação espanhola ainda na primeira fase de 1998. Lawal cruzou da esquerda, por baixo, e o goleiro do Barcelona empurrou para dentro.
1998 - Köpke - gol de Stojkovic
Alemanha 2 x 2 Iugoslávia
Considerado um dos culpados pelo fiasco alemão em 98, Köpke já anunciava que não era um goleiro seguro na segunda partida do Mundial. O germânico se jogou no chão para agarrar uma bola cruzada, mas viu ela passar por baixo de seu corpo e morrer nos pés de Stojkovic.
2002 - Seaman - gol de Ronaldinho
Brasil 2 x 1 Inglaterra
Lance histórico dos mundiais: em jogo duro entre brasileiros e ingleses, Ronaldinho cobrou falta de longe, lá em cima, e o desatento goleiro David Seaman não alcançou. Até hoje, não se sabe se era para ser um chute ou um cruzamento...mas foi um grande frango.
2002 - Kahn - gol de Ronaldo
Brasil 2 x 0 Alemanha
Eleito o melhor da Copa 2002 na véspera da decisão entre brasileiros e alemães, Oliver Kahn certamente provocou arrependimento no eleitorado. Em uma decisão dura no Mundial da Ásia, soltou chute de Rivaldo nos pés de Ronaldo. Uma falha imperdoável.