1 evento ao vivo

Daniel Alves é o único que sobrou da Seleção campeã de 2007

Há 12 anos, na Venezuela, Brasil conquistava seu último título da Copa América

11 jun 2019
09h00
atualizado às 09h00
  • separator
  • 0
  • comentários

O último título da Copa América conquistado pela Seleção Brasileira foi em 2007, na Venezuela, quando Robinho, então no Real Madrid, ainda jogava muito – foi o artilheiro da competição, com seis gols. Daquele grupo convocado por Dunga, apenas Daniel Alves integra a relação de Tite para a nova edição da Copa América, que começa nessa sexta, com Brasil x Bolívia, no Morumbi.

Daniel Alves em jogada de ataque durante Brasil x Honduras
Daniel Alves em jogada de ataque durante Brasil x Honduras
Foto: RAUL PEREIRA/FOTOARENA / Estadão

O lateral também disputou a Copa América em 2011, 2015 e 2016. Agora, ele vai ser o capitão da equipe, honraria que lhe coube pelo seu extenso currículo e como uma forma de punição de Tite a Neymar, depois de o atacante ter agredido um torcedor no Stade de France, no final de abril.

A decisão de trocar o dono da braçadeira se deu antes do corte de Neymar, por contusão – a CBF anunciou a saída dele na semana passada.

Dos 22 jogadores chamados por Dunga em 2007, somente dez seguiram três anos depois para o Mundial da África do Sul – o goleiro Doni; o zagueiro Juan; os laterais Maicon, Gilberto e o próprio Daniel Alves; os volantes e meias Gilberto Silva, Julio Baptista, Josué e Elano; e o atacante Robinho.

A atual edição da Copa América está três anos distante da próxima Copa do Mundo, em 2022, no Catar. Isso pode servir como indicativo de que haverá ainda muitas mudanças na Seleção de hoje para a que vai tentar o sexto título mundial do Brasil.

Outra curiosidade é que somente quatro titulares da final da Copa América de 2007 (vitória por 3 a 0 sobre a Argentina), começaram jogando na estreia do Brasil no Mundial de 2010 (vitória sobre a Coreia do Norte por 2 a 1) – Maicon, Juan, Elano e Robinho.

Para a Copa realizada na Venezuela, o meia Kaká pediu dispensa. Depois, retornou à Seleção e foi titular em 2010. Naquele Mundial, o Brasil acabou eliminado pela Holanda (1 a 2) nas quartas de final.

Veja também:

Veja quem são os artilheiros da Seleção na era Tite

 

Fonte: Silvio Alves Barsetti
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade