Regras do futebol mudam a partir de hoje com o início da Copa; saiba como será protocolo do VAR e combate ao antijogo
Normas da International Football Association Board (IFAB) foram aprovadas em em fevereiro
A partir desta quinta-feira, com o início da Copa do Mundo 2026, a Fifa vai colocar em prática as regras aprovadas International Football Association Board (IFAB), em fevereiro. As mudanças têm o intuito de “melhorar o ritmo das partidas e reduzir a perda de tempo”. Foram aprovados três ajustes no protocolo do VAR, que poderá auxiliar o árbitro em relação.
- Você já nos segue nas redes sociais? O Terra Esportes está presente no Tiktok, no Youtube e no Instagram. Tudo para te manter informado de um jeito diferente e divertido. Siga nosso perfil, curta e compartilhe!
Veja as mudanças:
- cartões vermelhos resultantes de um segundo cartão amarelo incorreto;
- erro de identidade, quando o árbitro mostra cartão vermelho ou amarelo para o jogador errado,
- escanteio concedido de forma incorreta.
Uma das medidas anti-cera aprovadas foi o princípio da contagem regressiva para lateral e tiro de meta. Se a cobrança demorar muito, o árbitro iniciará contagem regressiva visual de 5 segundos. Se a bola não estiver em jogo ao final desse prazo, haverá reversão do lateral ou será marcado escanteio para o adversário.
Em caso de substituição, o jogador deve deixar o campo em até 10 segundos após exibição da placa que indica a alteração. Caso o atleta estoure esse tempo, o substituto não poderá entrar em capo até a primeira paralisação após um minuto do reinício da partida.
O atendimento médico também foi alvo de mudanças. Quando um jogador receber atendimento em campo, ele deverá deixar o campo e só poderá retornar ao jogo após ao menos um minuto.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.