Script = https://s1.trrsf.com/update-1781718913/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Copa do Mundo da Fifa 2026

Oferecimento Logo do patrocinador
Publicidade

Cabo Verde teve jogador recrutado pelo LinkedIn e tem estádio em homenagem a Pelé; veja curiosidades

Seleção estreante surpreendeu nas Eliminatórias Africanas ao vencer sete dos dez jogos disputados

15 jun 2026 - 04h59
Compartilhar
Exibir comentários
Apesar de a seleção ser estreante em Copas, o elenco de Cabo Verde é de veteranos
Apesar de a seleção ser estreante em Copas, o elenco de Cabo Verde é de veteranos
Foto: FIFA/Hannah Peters

A estreia de Cabo Verde na Copa do Mundo marca um capítulo histórico para o país africano. Com menos de 600 mil habitantes, a pequena nação se tornou a terceira menor em população a disputar um Mundial, atrás apenas de Islândia e Curaçao. Nesta segunda-feira, 15, os cabo-verdianos fazem sua primeira partida na competição diante da Espanha, às 13h (de Brasília), em Atlanta, pelo Grupo H. O Terra acompanha a partida com placar em tempo real.

A classificação para a Copa já foi um feito por si só. Cabo Verde surpreendeu nas Eliminatórias Africanas ao vencer sete dos dez jogos disputados, sofrer apenas uma derrota e ainda superar Camarões diante de sua torcida. O desempenho garantiu uma vaga inédita no principal torneio do futebol mundial.

Além da campanha histórica, a seleção acumula curiosidades. O elenco é formado a partir do resgate de “filhos da diáspora”, descendentes de imigrantes que deixaram os países da África para outras regiões. Há jogadores nascidos em Portugal, Irlanda e, principalmente, na Holanda. 

Dos jogadores do elenco atual, uma das história que chama mais atenção é do zagueiro Pico Lopes, que foi localizado pela federação cabo-verdiana por meio do LinkedIn. Ídolo do clube irlandês Shamrock Rovers, Pico nasceu em Dublin, mas como é filho de pai cabo-verdiano, acabou optando por defender o país de seu pai.

Outra peculiaridade está fora das quatro linhas. O principal estádio do país leva o nome de Pelé. Inaugurado em 2014, o Estádio Nacional de Cabo Verde foi rebatizado em 2023 em homenagem ao Rei do Futebol. Segundo autoridades locais, a escolha foi uma forma de reconhecer a influência de Pelé no desenvolvimento do futebol cabo-verdiano.

Apesar de a seleção ser estreante em Copas, o elenco de Cabo Verde é de veteranos. Dos 26 jogadores chamados ao Mundial, 11 já passaram dos 30 anos. O mais experiente é o goleiro Vozinha, que tem 40 anos.

Em campo, a equipe tem como principal jogador o atacante Ryan Mendes, maior artilheiro da história da seleção. Já o zagueiro Logan Costa, do Villarreal, aparece como uma das principais referências defensivas.

Após a estreia contra a Espanha, Cabo Verde volta a campo no dia 21 para enfrentar o Uruguai. A participação na fase de grupos será encerrada no dia 26, diante da Arábia Saudita. 

Da preparação ao pós-jogo: Galvão Bueno mostra bastidores da estreia em Copas pelo SBT:
🏆 Participe do Bolão do Terra
Fonte: Portal Terra
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra