Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Terra na Copa

Seleções amadoras decidirão vaga na C. das Confederações; veja Twitter

10 jun 2012 - 04h15
(atualizado em 10/6/2012 às 03h25)
Compartilhar

Em uma zebra histórica, a seleção da Nova Caledônia venceu a da Nova Zelândia, jogando nas Ilhas Salomão, por 2 a 0, na madrugada desta quarta-feira, e avançou para a final da Copa das Nações da Oceania, que vale vaga para a Copa das Confederações de 2013, disputada no Brasil. Na busca pela vaga, a modesta equipe enfrentará outra nação de tradição inexpressiva em competições da Fifa: o Taiti, que venceu mais cedo o time das Ilhas Salmoão, por 1 a 0.

O feito rapidamente se espalhou nas redes sociais, onde os internautas colocaram os neocaledônios nos Trending Topics do Twitter brasileiro e demonstraram empolgação com a possibilidade de ver de perto o confronto entre países de futebol amador contra potências como Espanha, Uruguai, Brasil e México.

Duas colônias francesas, Nova Caledônia e Taiti (parte do arquipélago da Polinésia Francesa), ocupam, respectivamente, a 155ª e a 179ª posições no Ranking da Fifa, composto por 206 membros.

A final será disputada no dia 10 de junho e definirá o sexto participante da Copa das Confederações de 2013: além do representante da Oceania, Brasil (país sede), Espanha (campeã da Copa do Mundo), Uruguai (campeão da Copa América), México (campeão da Copa Ouro da Concacaf) e Japão (campeão asiático) já têm vaga assegurada. As duas últimas seleções serão definidas na Eurocopa de 2012 e na Copa das Nações Africanas de 2013.

A Nova Zelândia, única seleção que terminou a Copa do Mundo de 2010 invicta (com 3 empates, contra Itália, Paraguai e Eslováquia), terá uma nova chance de confirmar o favoritismo no continente ente setembro de 2012 e março de 2013, quando os mesmos quatro semifinalistas da Copa das Nações disputarão a fase final das eliminatórias locais para o Mundial de 2014. O vencedor decidirá vaga em uma repescagem contra o quarto colocado da Concacaf.

Confira a repercussão da histórica zebra no Twitter:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra