PUBLICIDADE

América do Sul

Uruguai pressiona no fim, mas não sai do empate com Equador

11 set 2012 - 20h30
(atualizado às 20h40)
Compartilhar

Depois de ser goleado pela Colômbia em Barranquilla, o Uruguai encarou nesta terça-feira o equador no Estádio Centenário de Montevidéu buscando se se recuperar da pesada derrota sofrida na última sexta-feira. Em uma partida aberta, a seleção da casa buscou o empate com o Equador por 1 a 1 em duelo válido pela 8ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2014. Caicedo, de pênalti, e Cavani fizeram os gols do jogo.

O resultado leva o Uruguai aos 12 pontos, que fazem os comandados de Oscar Tabárez tomarem a quarta colocação da tabela do Chile pelo saldo de gols. O Equador foi aos 13, empatando com a Argentina e Colômbia, sem sair da terceira posição.

Na 9ª rodada, o Uruguai vai a Argentina encarar os comandados de Alejando Sabella buscando a entrada nos quatro primeiros, classificados diretamente à Copa do Mundo de 2014. O Equador, por sua vez, recebe o Chile em casa. Ambos os jogos serão realizados no próximo dia 12 de outubro, com estádios a serem definidos.

O Equador saiu na frente logo aos 8min do primeiro tempo, com o centroavante Felipe Caicedo. O atacante da seleção visitante cobrou pênalti sofrido por ele mesmo após falta de Diego Lugano, e não desperdiçou a chance.

Atrás no marcador, o Uruguai tentou reagir abusando das jogadas pela ala direita, setor no qual Suárez e Forlán se revezavam em arrancadas rumo a linha de fundo. Com algumas oportunidades na bola parada, os donos da casa por pouco não igualaram o marcador aos 32min, com Álvaro Pereira.

O lateral ficou com a sobra de uma falta dentro da área, mas bateu torto de perna esquerda. A finalização acertou Cavani, que mesmo impedido não conseguiu desviar o chute para o fundo das redes.

O Uruguai chegou ficou ainda mais próximo do empate aos 42min, após jogada individual de Suárez, que se livrou de dois marcadores na meia-lua e tocou de cobertura sobre Domínguez. O travessão impediu que o maior nome da seleção da casa fizesse seu gol na etapa inaugural.

O Uruguai retornou dos vestiários para o segundo tempo com duas mudanças: Gargano e Gonzalez nos lugares de Arévalo e Álvaro Pereira. Com as substituições, Tabárez buscava soltar mais a equipe, que foi para cima dos equatorianos.

Aos 17min, o árbitro Carlos Amarilla teve seu momento de protagonista na partida, ao marcar uma simulação de Benítez em um contra-ataque. O veloz atacante equatoriano se chocou com Muslera, que saiu mal e foi driblado na jogada. Longe do lance, o juiz colombiano não assinalou pênalti e puniu Benítez com um cartão amarelo.

Toda a pressão Uruguaia surtiu efeito aos 22 min. Cristian Rodríguez avançou pela esquerda e cruzou baixo. Forlán dividiu com os zagueiros equatorianos e a bola sobrou para Cavani chutar de canhota, no contrapé de Domínguez, e igualar o placar.

Próximas na tabela, as seleções realizaram um final de jogo franco, durante o qual ambas as equipes ficaram próximas de fazer o gol da vitória. Muslera e Domínguez, porém, impediram que os ataques deixassem nova marca com grandes defesas. Valencia ainda foi expulso ao matar um contra-ataque uruguaio no último minuto.

Ficha técnica

URUGUAI 1 X 1 EQUADOR

Gols

URUGUAI: Cavani, aos 22min do segundo tempo

EQUADOR: Felipe Caicedo, aos 8min do primeiro tempo

URUGUAI: Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Godín e Álvaro Pereira (Gonzalez); Diego Perez (Rodriguez), Arévalo Rios (Gargano) e Gaston Ramirez; Forlán, Cavani e Suárez

Treinador: Oscar Tabárez

EQUADOR: Domínguez; Reasco, Erazo, Campos e Ayovi; Minta, Castillo, Saritama (Ibarra) e Valencia; Benítez (Achilier) e Caicedo (Ayoví)

Treinador: Reinaldo Rueda

Cartões amarelos

URUGUAI: Diego Lugano, Álvaro Pereira, Suárez, Ramirez

EQUADOR: Minda, Domínguez, Campos, Valencia, Benítez

Cartões vermelhos

EQUADOR: Valencia

Árbitro

Carlos Amarilla (Colômbia)

Local

Estádio Centenario, em Montevidéu (Uruguai)

Donos da casa foram para cima no final da partida buscando virada, mas pararam em Domínguez
Donos da casa foram para cima no final da partida buscando virada, mas pararam em Domínguez
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade