Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Terra na Copa

Confira tudo sobre a passagem de Mano pelo Corinthians

25 jul 2010 - 21h19
Compartilhar
Diego Garcia
Dassler Marques

A vitória por 3 a 1 sobre o Guarani neste domingo, no Pacaembu, foi a última de Mano Menezes no cargo de comandante do Corinthians, já que o técnico aceitou, no último sábado, o convite da CBF para assumir a Seleção Brasileira. Foram quase três anos à frente do clube em que conseguiu se consagrar como um dos mais importantes técnicos de todos os quase 100 anos de idade da agremiação, saindo como o quinto que mais dirigiu a equipe paulista.

Na noite de 4 de dezembro de 2007, dois dias após o dia mais triste da história do Corinthians - o desastroso rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro -, o clube alvinegro anunciava o nome de Mano como o novo técnico da equipe, e ainda jogava em suas costas a difícil responsabilidade de trazer o time de volta à elite do futebol. Como resgatar do precipício um gigante que sofrera, horas antes, o mais duro golpe em um século de vida?

Curiosamente, o treinador havia sido um dos protagonistas desse desastre, já que era comandante do Grêmio no empate por 1 a 1 contra o time corintiano, na última rodada do torneio nacional daquele ano. O resultado decretou a fatídica queda de divisão da equipe paulista e ajudou Menezes a, dias depois, assumir a direção do clube alvinegro. Após menos de dois meses, o técnico estreava com goleada por 3 a 0 diante do Guarani, o mesmo rival da célebre despedida deste domingo.

Mano Menezes no Corinthians, ano a ano:

No ano seguinte à tragédia, o técnico alcançou a decisão da Copa do Brasil, mas sucumbiu frente ao Sport. No entanto, o principal objetivo da temporada seria alcançado meses depois, quando os corintianos conseguiram se livrar do calvário da Série B com seis rodadas de antecedência. O título viria em seguida e coroaria a primeira temporada de Mano em São Paulo, que acabou com 45 vitórias e apenas 10 derrotas em 71 partidas.

Em 2009, o primeiro semestre foi o mais vitorioso da passagem do treinador pelo clube. Com Ronaldo no ataque, o Corinthians conquistou o Campeonato Paulista de forma invicta - fato que não acontecia no torneio desde 1972 - e ainda ergueu o troféu da Copa do Brasil, o que seria o ápice de Menezes dirigindo o time alvinegro. Nessas duas competições, foram 18 triunfos, 14 empates e apenas uma derrota, um revés por 3 a 2 para o Atlético-PR na Arena da Baixada

Com a presença na Copa Libertadores no ano do centenário garantida e algumas baixas - peças importantes do elenco foram vendidas, como Douglas, André Santos e Cristian -, o desempenho da equipe caiu de produção, resultando em um decepcionante 10º lugar no Campeonato Brasileiro, após 14 duelos perdidos e outras 14 vitórias.

O Corinthians entrou com muita expectativa no ano de seu centésimo aniversário, ainda mais com a chegada do pentacampeão Roberto Carlos ao elenco, mas não fez jus às esperanças da torcida e decepcionou. Não chegou às semifinais do Paulista e foi eliminado precocemente nas oitavas de final Libertadores, maior sonho do clube na temporada.

Restava apenas o torneio nacional, que Mano e a equipe trataram de jogar com seriedade. O técnico sai com o time mais popular do estado de São Paulo na segunda colocação do Brasileiro, a apenas um ponto do líder Fluminense. O retrospecto em 2010 fecha com 26 vitórias e apenas 7 derrotas, além de uma marca positiva de 74 gols marcados.

Neste domingo, 959 dias, 185 jogos, 103 vitórias e três títulos depois do anúncio de que seria o novo treinador do Corinthians, Mano Menezes deixa o Parque São Jorge com a missão de assumir o cargo mais importante do futebol mundial, o de técnico da Seleção Brasileira. Mas, para quem conseguiu conquistar uma das maiores e mais exigentes torcidas de futebol do planeta, esta é uma missão que pode ser cumprida.

Confira abaixo todos os números da passagem do técnico pelo Corinthians:

Jogos: 185
Vitórias: 103
Empates: 49
Derrotas: 33
Gols pró: 322
Gols contra: 174
Aproveitamento: 64,5%
Primeiro jogo: Corinthians 3 x 0 Guarani - 17/01/2008
Último jogo: Corinthians 3 x 1 Guarani - 25/07/2010
Principal artilheiro: Dentinho, 47 gols
Jogador que mais atuou: Felipe, 153 jogos

Confira o desempenho do técnico, ano a ano:

2010
Jogos: 42
Vitórias: 26
Derrotas: 7
Empates: 9
Gols pró: 74
Gols contra: 39

2009
Jogos: 72
Vitórias: 33
Derrotas: 15
Empates: 24
Gols pró: 112
Gols contra: 79

2008
Jogos: 71
Vitórias: 45
Derrotas: 10
Empates: 16
Gols pró: 136
Gols contra: 56

Mano caminha pelo gramado do Pacaembu antes do último jogo pelo Corinthians
Mano caminha pelo gramado do Pacaembu antes do último jogo pelo Corinthians
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra