Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

CBF adverte árbitro que autorizou saída de bola dupla para o Palmeiras, mas não vê prejuízo para o Fluminense

O confronto, válida pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro, terminou com vitória do Palmeiras por 2 a 1

26 fev 2026 - 11h48
(atualizado às 12h22)
Compartilhar
Exibir comentários
@terraesportes Um lance incomum chamou atenção na partida entre Palmeiras e Fluminense, na Arena Barueri. O Verdão acabou iniciando tanto o primeiro quanto o segundo tempo com a posse de bola, situação que foge ao procedimento previsto pela Regra 8 das Leis de Jogo, que determina que a equipe que não dá a saída inicial deve obrigatoriamente começar a etapa final após a troca de lados. De acordo com a regra da IFAB, quando há erro no procedimento do pontapé inicial, a orientação correta seria a repetição da saída de bola. No entanto, o equívoco passou despercebido pela arbitragem durante o jogo e só ganhou repercussão após o apito final. Do ponto de vista disciplinar, não existe punição automática prevista apenas por esse tipo de falha protocolar. Especialistas apontam que o caso poderia, em tese, ser enquadrado como erro de direito, situação prevista no artigo 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que permite pedido de anulação de partida. Porém, para que isso aconteça, seria necessário comprovar influência direta no resultado — algo considerado improvável, já que a saída de bola não gera vantagem esportiva automática. Assim, a tendência em cenários semelhantes é a manutenção do resultado de campo, mesmo diante do erro de procedimento da arbitragem. #terraesportes #lancebizarro #palmeiras #2tempo #brasileirão ♬ som original - Terra Esportes

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) emitiu um comunicado oficial nesta quinta-feira, 26, informando que advertiu o árbitro Felipe Fernandes de Lima por autorizar a saída de bola ‘dupla’ para o Palmeiras na partida contra o Fluminense, válida pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro

Apesar da advertência aplicada ao árbitro, a CBF ressaltou que o erro “não trouxe prejuízo ao jogo”. Na avaliação interna, o lance configura erro de procedimento, mas não gerou impacto direto no resultado.

Na avaliação interna da CBF, o lance configura erro de procedimento, mas não gerou impacto direto no resultado
Na avaliação interna da CBF, o lance configura erro de procedimento, mas não gerou impacto direto no resultado
Foto: Reprodução/TV Globo

De acordo com a nota oficial, logo após o reinício da partida, o Fluminense recuperou a posse de bola, e não houve sanção disciplinar, gol ou qualquer lance de impacto imediato decorrente da decisão.

O confronto terminou com vitória do Palmeiras por 2 a 1, mesmo placar registrado ao fim do primeiro tempo. 

O que diz a regra?

O livro de regras da International Football Association Board (IFAB), disponibilizado no site da CBF, trata o início e reinicio do jogo na "Regra 8", mas não aponta a saída dupla como infração.

Conforme o que está escrito, se o jogador que executar o tiro de saída voltar a tocar na bola antes de ela ser tocada por qualquer outro jogador, um tiro livre indireto será concedido à equipe adversária; no caso de uma infração por toque de mão na bola, será concedido um tiro livre direto à equipe adversária. Se houver qualquer outra infração no procedimento, o tiro de saída deverá ser. 

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade