Relembre jogos inesquecíveis do Palmeiras no Palestra Itália
- Diego Garcia
O Palmeiras enfrenta o argentino Boca Juniors nesta sexta-feira, às 17h30 (de Brasília), e se despede do Estádio Palestra Itália antes da reforma do local para construção de uma nova arena. O lugar já foi palco de inúmeros duelos e conquistas memoráveis do clube alviverde e deixará saudades na torcida palmeirense.
Por isso, o Terra elaborou uma lista relembrando alguns jogos inesquecíveis realizados no gramado, desde o primeiro confronto palestrino no local, no longínquo ano de 1917.
Confira abaixo a relação de jogos marcantes:
O primeiro jogo: Palestra Itália 5 x 1 Internacional/SP, 21/04/1917 - no primeiro embate de sua história no gramado do então Parque Antarctica, o time da colônia italiana goleou o extinto Internacional. Flosi, Bianco, Grimaldi, Bertolini, Picagli, Fabbi, Caetano, Ministro, Heitor, Severino e Martinelli foram os 11 atletas que entraram em campo com a camisa palestrina na ocasião, e Ministro (2), Heitor e Caetano (2) marcaram os tentos da equipe.
O primeiro clássico: Palestra Itália 3 x 0 Corinthians, 06/05/1917 - o primeiro duelo contra o futuro arquirrival terminou com nova goleada da equipe da casa. Caetano marcou os três gols do encontro e decretou a primeira goleada da história do clássico. O primeiro triunfo corintiano viria apenas dois anos depois, em 3 de maio de 1919, também por 3 a 0.
Primeiro jogo como proprietário: Palestra Itália 7 x 0 Mackenzie, 16/05/1920 - a equipe alviverde comprou boa parte do terreno do Parque Antarctica e realizou sua partida de estreia como dono do local contra outra equipe de São Paulo, o Mackenzie. Novo massacre, dessa vez mais contundente ainda: 7 a 0, gols de Caetano (3), Heitor (2), Fabbi e Imparato.
A maior goleada: Palestra Itália 11 x 0 Internacional/SP, 08/08/1920 - o time do Internacional de São Paulo, apesar de campeão paulista em 1907 (repetiria a dose em 1928), era "saco de pancadas" dos palestrinos e tomou uma nova goleada na tarde desse jogo, quando Heitor marcou seis gols e se tornou o recordista do estádio de tentos feitos em uma única partida. Ministro (2), Imparato, Martinelli e Caetano concluíram o placar.
A inauguração oficial: Palestra Itália 6 x 0 Bangu, 13/08/1933 - após 13 anos de investimentos em reformas, como a arquibancada geral e a construção de uma tribuna social para os sócios, era palco do primeiro jogo pós-reforma, o embate da inauguração oficial do Estádio Palestra Itália. Pelo Torneio Rio-São Paulo, a equipe da casa goleou o Bangu por 6 a 0.
A maior goleada do clássico: Palestra Itália 8 x 0 Corinthians, 12/11/1933 - o massacre alviverde foi liderado por Romeu Pellicciari, que marcou quatro gols, e por Luís Imparato, que fez outros três. Gabardo completou o placar na mais estrondosa goleada palestrina/palmeirense diante de seu histórico arquirrival.
Título em cima do arquirrival: Palestra Itália 2 x 1 Corinthians, 09/05/1937 - pelo regulamento, o Corinthians (campeão do primeiro turno) enfrentaria o Palestra (campeão do segundo turno) na decisão do Campeonato Paulista de 1936. Vitória do time alviverde por 2 a 1, gols de Luizinho e Moacir. Filó descontou para a equipe alvinegra.
O maior público: Palmeiras 1 x 0 XV de Piracicaba, 18/08/1976 - com 40.283 pagantes, o Palmeiras conquistou o 18º título de sua história ao vencer o XV de Piracicaba por 1 a 0, com um gol de Jorge Mendonça. Foi o maior público da história do local. Leão, Valdir, Samuel, Arouca, Ricardo, Pires, Ademir da Guia, Edu, Jorge Mendonça, Toninho e Nei formaram o time campeão.
O massacre: Palmeiras 6 x 1 Boca Juniors/ARG, 09/03/1994 - rival desta sexta-feira, o gigante clube argentino não viu nem a cor da bola na goleada palmeirense, em duelo válido pela Copa Libertadores. Carrasco de brasileiros, o Boca foi dominado pelo time alviverde e levou um show de bola. Cléber, Roberto Carlos, Edílson, Evair (2) e Jean Carlo foram os algozes do dia. Martinez fez o gol de honra do adversário, apenas aos 34min do segundo tempo.
Semifinal da Libertadores: Palmeiras 3 x 0 River Plate/ARG, 26/05/1999 - o time brasileiro perdeu a partida de ida em Buenos Aires por 1 a 0 e precisava triunfar para se classificar. O meia Alex, no auge de sua passagem pelo Palmeiras, marcou dois golaços de perna esquerda e foi o nome do jogo. Roque Júnior fez o outro tento da partida.
O jogo mais importante: Palmeiras 2 (4) x 1 (3) Deportivo Cali/COL, 16/06/1999 - no duelo mais importante da história do clube alviverde, os palmeirenses não decepcionaram. Após derrota na partida de ida, em Cali, venceram em casa no tempo normal (2 a 1, gols de Evair, Zapata e Oséas) e nos pênaltis (4 a 3, Júnior Baiano, Roque Júnior, Rogério e Euller converteram para o time brasileiro) e ergueram o mais valoroso troféu de todos os já conquistados pelo Palmeiras.
Um jogo eletrizante: Palmeiras 3 x 3 Flamengo, 20/12/1999 - após uma emocionante vitória carioca na partida de ida por 4 a 3, o time palmeirense precisava de um triunfo para conquistar o segundo título sul-americano da temporada. A equipe alviverde esteve com o troféu nas mãos por duas vezes, após estar vencendo por 1 a 0 e por 3 a 2, e sofreu um gol de Lê aos 38min da etapa complementar. O eletrizante empate deu a taça ao Flamengo.
A virada mais triste: Palmeiras 3 x 4 Vasco, 20/12/2000 - pela final da Copa Mercosul, após terminar o primeiro tempo com 3 a 0 a favor no marcador, os paulistas não esperavam uma reação do time carioca. Romário, que já havia marcado dois, fez outro aos 48min do segundo tempo e foi o algoz palmeirense naquela que foi a maior virada da história do Estádio Palestra Itália.
A milésima vitória: Palmeiras 2 x 0 Grêmio, 06/10/2007 - pelo Campeonato Brasileiro, o clube alviverde bateu os gaúchos por 2 a 0 e decretou a milésima vitória do time da casa atuando em seu estádio. Caio e Rodrigão foram os artilheiros do confronto, que foi assistido por 22.667 pessoas.