Barcelona ultrapassa Real Madrid no confronto pela primeira vez desde 1932
Neste sábado, o Barcelona voltou a vencer o Real Madrid em um duelo que entrou para a história do "El Clásico". Com o triunfo por 1 a 0 em pleno Santiago Bernabéu e gol marcado por Ivan Rakitic, dessa vez pelo Campeonato Espanhol, o clube catalão ultrapassou os merengues no número de vitórias do confronto direto pela primeira vez em 87 anos.
Na última quarta-feira, com o triunfo por 3 a 0 novamente no Bernabéu, que culminou na eliminação do Real na Copa do Rei, o Barcelona chegou a 95 vitórias, igualando o número de resultados positivos do Real Madrid. Agora, com a vitória pelo placar mínimo, os blaugranas assumiram a ponta do confronto, que ainda conta com 51 empates em sua história.
A última vez que os catalães lideraram o confronto foi em 1932. No ano seguinte, os merengues passaram na frente e desde então não haviam mais ficado atrás. No quesito gols marcados, porém, o time da capital espanhola segue em vantagem, com 403 gols marcados contra 399 dos catalães.
O histórico a favor do Barça é extenso. Nos últimos 15 anos, foram 44 clássicos, com o time catalão vencendo 20 partidas, enquanto os madridistas saíram de campo triunfantes em 13, Além disso, são 13 empates. A invencibilidade, inclusive, é de seis jogos seguidos. A última vitória do Real aconteceu na partida de volta da Supercopa da Espanha, em 16 de agosto de 2017, por 2 a 0. Na atual temporada, foram três triunfos e uma igualdade.