Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Abel Braga será julgado pelo STJD por fala homofóbica

23 jan 2026 - 21h55
Compartilhar
Exibir comentários

O diretor técnico do Internacional, Abel Braga, será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva no dia 12 de fevereiro por uma declaração considerada homofóbica. O dirigente foi denunciado com base no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de atos discriminatórios relacionados a orientação sexual, raça, gênero ou outras condições.

Abel Braga durante jogo no Maracanã
Abel Braga durante jogo no Maracanã
Foto: ( Getty Images) / Sportbuzz

A denúncia foi apresentada pelo Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, que enviou uma Notícia de Infração ao tribunal. O documento também mencionava outros episódios envolvendo declarações machistas e intimidações a profissionais da imprensa, ampliando o debate sobre condutas no futebol brasileiro.

A fala que motivou o processo ocorreu no ano passado, quando Abel foi apresentado como treinador do Internacional. Na ocasião, ao comentar a camisa rosa utilizada nos treinos, o técnico afirmou que havia pedido para os jogadores deixarem de usá-la, dizendo que "parece time de veado", frase que gerou forte repercussão negativa.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Sport Club Internacional (@scinternacional)

"Eu falei: 'Eu não quero a porra do meu time treinando de camisa rosa, parece time de viado'", expressou Abel Braga. Vale citar que a camisa foi criada em referência ao Outubro Rosa, mês de conscientização contra o câncer de mama. Questionado sobre a fala, o treinador não reconheceu o erro de imediato. "Eu tinha que relaxar meu grupo hoje, para você entender. Eu quero os caras fortes".

Dias depois, o então treinador tentou se justificar publicamente, relacionando o episódio à morte do filho João Pedro, em 2017, e afirmando que alguém que passou por uma dor daquela magnitude não poderia ser homofóbico. Ainda assim, o caso seguiu para análise do STJD.

Caso seja condenado, Abel Braga pode receber punição que varia de cinco a dez partidas de suspensão, conforme prevê o regulamento disciplinar do futebol brasileiro. O Internacional volta a campo neste domingo, 25, para clássico contra o próprio Grêmio no Beira-Rio.

Sportbuzz
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade