PUBLICIDADE
Logo do

Seleção Francesa

Meu time

Invicta contra a Croácia, França venceu rumo ao título mundial de 1998

15 jul 2018 08h40
| atualizado às 08h40
ver comentários
Publicidade

A decisão da Copa do Mundo da Rússia está marcada para as 12 horas (de Brasília) deste domingo, no Estádio Luzhniki, em Moscou. Considerada favorita ao título, a França jamais foi derrotada pela Croácia e ganhou do adversário rumo ao título de 1998.

França e Croácia já disputaram cinco confrontos, com três vitórias francesas e dois empates - os azuis anotaram nove gols e sofreram três. O duelo mais importante entre as seleções finalistas da Copa do Mundo da Rússia foi justamente o primeiro da série.

No dia 8 de julho de 1998, pela semifinal da Copa do Mundo, a França avançou à decisão ao ganhar da Croácia por 2 a 1, em Saint-Denis. O atacante Davor Suker chegou a abrir o placar, mas o time da casa virou com gols marcados por Lilian Thuram.

LEIA MAIS:

Croácia e França reeditam semifinal da Copa de 98 na Rússia

O outro duelo oficial entre os dois países valeu pela fase classificatória da edição de 2004 da Eurocopa. No dia 17 de junho, o confronto disputado na cidade portuguesa de Leiria terminou com empate por 2 a 2. Rapaic e Prso marcaram para a Croácia, enquanto Tudor e Trezeguet anotaram pela França.

Na Rússia, a França disputará uma final de Copa do Mundo pela terceira vez, a primeira sem o astro Zinedine Zidane. Em 1998, diante de sua torcida, a seleção ganhou do Brasil por 3 a 0. Em 2006, na Alemanha, perdeu nos pênaltis da Itália por 5 a 3 após empate por 1 a 1 no tempo normal.

A Croácia, por sua vez, está na final do torneio de forma inédita e alcançou seu melhor resultado em 1998. Derrotada pela França na semifinal, a equipe liderada pelo artilheiro Suker ganhou da Holanda por 2 a 1 e conquistou uma histórica terceira colocação.

FICHA TÉCNICA

FRANÇA 2 X 1 CROÁCIA

Local: Stade de France (Saint-Denis), em Paris (França)

Data: 7 de julho de 1998

Árbitro: José Maria Garcia (Espanha)

Público: 76 mil presentes

Cartões amarelos: Aljosa Asanovic, Mario Stanic e Dario Simic (Croácia)

Cartões vermelhos: Laurent Blanc (França)

Gols:

FRANÇA: Lilian Thuram aos 2 e aos 25 minutos do 2º Tempo

CROÁCIA: Davor Suker a 1 minuto do 2º Tempo

FRANÇA: Fabien Barthez, Lilian Thuram, Marcel Desailly, Laurent Blanc e Bixente Lizarazu; Didier Deschamps, Christian Karembeu (Thierry Henry), Emmanuel Petit e Zinedine Zidane; Youri Djorkaeff (Frank Leboeuf) e Stephane Guivarch (David Trezeguet)

Técnico: Aimé Jacquet

CROÁCIA: Drazen Ladic, Dario Simic, Igor Stimac e Slaven Bilic; Mario Stanic (Robert Prosinecki), Zvonimir Soldo, Aljosa Asanovic, Zvonimir Boban (Silvio Maric) e Robert Jarni; Goran Vlaovic e Davor Suker

Técnico: Miroslav Blazevic

Confira todos os jogos entre os dois países:

1998 - França 2 x 1 Croácia - Copa do Mundo

1999 - França 3 x 0 Croácia - Amistoso

2000 - Croácia 0 x 2 França - Amistoso

2004 - Croácia 2 x 2 França - Eurocopa

2011 - França 0 x 0 Croácia - Amistoso

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Publicidade
Publicidade